
O registro foi gravado no Refúgio da Ilha, localizado na região pantaneira de Mato Grosso do Sul e mostra o desespero das aves com a aproximação da serpente. Cantoria de pássaros anuncia chegada de sucuri em fazenda no Pantanal
Ouvir o canto de pássaros é sempre um privilégio, ainda mais quando a melodia serve como alerta para a presença de predadores. No último domingo (6), um grupo de gralhas-cancã anunciaram a aproximação de uma sucuri-amarela no Refúgio da Ilha, localizado na Pantanal de Mato Grosso do Sul. Veja o vídeo acima.
O momento compartilhado nas redes sociais mostra as aves inquietas sobrevoando a serpente enquanto cantam.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
“Praticamente nunca falha! Quando tem algazarra e som de indignação das gralhas-cancã na área, e nesse caso, de outras várias espécies, tem sucuri cruzando ou presente no pedaço! Só chegar pra conferir!”, diz a publicação.
O canto de pássaro tem diferentes funções?
Sucuri-amarela no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Redes sociais/ Reprodução
As aves cantam para comunicar-se com diferentes indivíduos de um bando, para achar seus filhotes, para alertar sobre a presença predadores e até mesmo para o acasalamento.
Os sons emitidos pelas aves diante de possíveis predadores são mais intensos e curtos. São mensagens diretas, que servem como alerta imediato.
Algumas espécies desenvolvem dezenas de cantos diferentes com base no perigo que detectam. Mas, em geral, os trinados de perigo são muito curtos e, às vezes, acompanhados de certos movimentos.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: