
Rodrigo Nunes de Sá conduziu a cabine do vídeo e concordou com a marcação de campo
Ainda na noite do domingo (6), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da análise do VAR para o lance do pênalti marcado a favor do Palmeiras contra o Sport, no jogo da 2ª rodada do Brasileirão. O árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou a penalidade em campo e Rodrigo Nunes de Sá, da cabine de vídeo, confirmou a infração.
O lance aconteceu aos 42 minutos do segundo tempo em uma disputa de bola de Matheus Alexandre com Raphael Veiga na entrada da grande área. Jogada que a arbitragem interpretou como uma falta do lateral do Sport.
Após a marcação, Bruno Arleu afirmou mais uma de vez: “Na hora que ele (Veiga) faz o tique taque, ele toma o toque”.
Da cabine, Rodrigo Nunes explicou que Matheus Alexandre não interfere diretamente na trajetória da bola e depois tem um contato com o pé de Veiga. Ainda que classificado como “mínimo”, o toque foi interpretado como suficiente para impactar a continuidade da jogada.
“Ele vai fazer isso, mas não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de branco (do Palmeiras). E aí vai ter um calço. Depois que ele joga a bola e o jogador tenta prosseguir, tem um contato no pé que é mínimo. Depois ele vem arrastando a ponta do pé no chão. Dentro da área, realmente, tem o calço, e isso impacta na ação dele seguir na jogada. O pênalti está confirmado”, avaliou.
A cobrança acabou convertida por Piquerez e o Palmeiras saiu da Ilha do Retiro com a vitória por 2 x 1. A insatisfação do Sport com a arbitragem foi reiterada pelo capitão Lucas Lima, pelo VP de futebol Guilherme Falcão e também pelo técnico Pepa na entrevista coletiva.
Em nota oficial, o Sport reafirmou que cobrará providências imediatas e efetivas da Comissão de Arbitragem da CBF diante do que classificou como erro “inadmissível” cometivo pela equipe que conduziu a partida contra o time paulista: “É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir”.

Foto: Reprodução/CBF TV