Educação é prioridade

A Educação, mostrada como a prioridade absoluta em países desenvolvidos do Ocidente e do Oriente terá também no Ceará essa condição, e, para isso, estamos caminhando. Em resumo, foi o que o governador Elmano de Freitas quis expressar ao comunicar a secretários, deputados, professores e estudantes, a construção de 39 Escolas de Tempo Integral, sendo que 33 serão de Ensino Médio e seis profissionalizantes que será possível graças à R$ 447 milhões do FUNDEF. Vai mais além Elmano ao afirmar que seu objetivo é o de alcançar no ano escolar de 2026 os 100% de escolas desse nível para a Rede Pública.

Diante dessa situação promissora para estudantes, pode-se acreditar concretamente que a boa vontade dos governantes é a grande e eficiente arma para enfrentar e vencer os inimigos solertes que são as crises econômicas. A propósito, o mesmo Governo Estadual que agora acena com uma Educação total para a juventude, conseguiu atravessar com êxito os anos de “vacas magras” gerados por uma pandemia universal. Não há nenhuma motivação eleitoreira e política, quando se batalha por um Sistema Educacional do mais alto nível do país, e justamente no ano eleitoral de 2026. Até por que o Estado do Ceará assumiu nos últimos anos a liderança em termos de qualidade de ensino público. Se cumprida essa meta do nosso Governo, o Ceará que já é referência no país, será modelo entre a maioria dos países.

Protagonismo necessário. Depois de o deputado Marcos Sobreira lançar Romeu Aldigueri para o Senado Federal, lideranças do litoral Norte e Ibiapaba se entregariam de corpo e alma a uma campanha para eleger um integrante da família Arruda, a mais antiga e tradicional da região que nunca elegeu um filho senador. Esmerino tentou, mas a sua vela apagou-se.

Eficiência. O deputado Yury Paredão ex-bolsonarista que aderiu a Lula, acaba de ser eleito para a presidência da Comissão de Urbanização do parlamento federal. É o único cearense presidindo uma comissão técnica da Câmara dos Deputados. Um urbanismo bem administrado é caminho certo para proporcionar a uma população segurança e dignidade cidadã.

Institutos fajutas. Com a devida e necessária antecipação o Tribunal Superior Eleitoral começou a fechar o cerco em torno de institutos de pesquisas eleitorais fajutos. O trabalho foi iniciado pelo Datatrends LTDA, e a partir daí ficam advertidos todos os que se propõe a esse tipo de atividade com promessa de duras punições para enganadores que publicarem falsas pesquisas.

Reuniões produtivas. Têm sido das mais produtivas e objetivas as reuniões do governador Camilo com secretários e deputados estaduais, com o objetivo de discutir os resultados de projetos concluídos ou quase concluídos. Como resultado mais recente, Elmano disparou na avaliação positiva da população, deixando Lula distante.

Fechando a porta. A propósito de Camilo, o senador está dispensado de uma de suas aspirações na política para se dedicar inteiramente à pasta. O presidente Lula fechou a porta às suas pretensões de substituí-lo como candidato à presidência da República, ao declarar taxativamente que será o candidato do PT em 2026.

Comunicação necessária. Está ocorrendo entre ontem e hoje, no Centro de Eventos do Ceará, o 7º Fórum Nacional de Secretários de Comunicação. Trata-se de Evento da maior importância, dada à necessidade de eficiência na comunicação de dados referentes às gestões em andamento.
Lembrando Tancredo. A boa comunicação ajuda a governar, dizia César Cals, governador que nos deu Tancredo Carvalho, o melhor secretário de imprensa do Executivo estadual. Nunca perseguiu colegas, por entender que comunicação se faz sem destilar ódios.

O post Educação é prioridade apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.