Além de Roberto Cláudio, Ciro Gomes poderá ser candidato em 2026, diz líder do PDT

Em meio às articulações da oposição no Ceará para as eleições de 2026, dois nomes despontam como opções para disputar os principais cargos no estado pelo PDT: o ex-ministro Ciro Gomes e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. É o que afirma o líder do PDT na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), deputado estadual Cláudio Pinho.

“Muito se conversa que (a oposição) não tem nomes, que quem faz a oposição está ‘no desespero’, pois eu estou vindo a esta tribuna para dizer que o PDT disponibiliza à sociedade cearense dois nomes para a disputa de cargo majoritário, o ex-governador Ciro Gomes e o ex-prefeito, ex-deputado e ex-presidente desta Casa, Roberto Cláudio”, disse Pinho durante a sessão plenária da Alece desta quinta-feira (3).

Segundo o líder do PDT, ainda não está definido quais cargos os dois pedetistas devem disputar. Ambos seriam opções para disputar a eleição para governador do estado, senador ou mesmo outro. Fato é que seus nomes estariam à disposição da aliança da oposição no estado.”O PDT já coloca à disposição da população cearense o nome de Ciro Gomes e Roberto Cláudio para compor a chapa majoritária ao governo, ao Senado, seja o que for. Mas nós estaremos juntos para oferecer uma alternativa ao povo do Estado do Ceará”.

Pinho reforçou as articulações no grupo de oposição para lançar uma chapa unificada na disputa do próximo ano: “Um projeto que coloque o Ceará nos trilhos, com respeito à população cearense, porque a população cearense merece sorrir, precisa voltar a sonhar com dias melhores. Lógico que todos nós temos os nossos projetos e as nossas ideias”.

O deputado também rebateu sobre a polarização entre direita e esquerda. Roberto Cláudio e aliados vêm sendo criticados por petistas por se aliarem a bolsonaristas. Essa aliança foi vista em 2024 na eleição pela Prefeitura de Fortaleza e deve se repetir na eleição de 2026, se a oposição no estado seguir unida.

“Hoje o Brasil é muito dividido entre direito e esquerda. O povo não quer saber se é direita ou esquerda, o povo quer saber quem tem propostas que possam resolver os problemas da segurança, o problema do aumento (do preço) café, o problema do aumento (do preço) da cesta básica, o problema da perca do poder de compra do povo cearense e do povo brasileiro”.

Até então, o nome de Roberto Cláudio já era cotado para estar disputando o cargo de governador do estado na eleição do ano que vem ou ainda outros cargos como de senador ou deputado federal. Já a possibilidade de Ciro voltar a disputar cargos eletivos é uma novidade, pois o próprio já declarou diversas vezes que não teria intenção de participar de outras eleições após 2022, quando se candidatou pela quarta vez a presidente da República.

O post Além de Roberto Cláudio, Ciro Gomes poderá ser candidato em 2026, diz líder do PDT apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.