Tarifas de Trump derrubam projeções para o PIB global, diz economista

As tarifas anunciadas pelos Estados Unidos nesta quarta-feira (2) devem trazer impactos econômicos significativos para a economia mundial em 2025, como a queda nas expectativas do Produto Interno Bruto (PIB) global, de 3,5% para 2,5%, segundo projeções a economista-chefe do Ouribank, Cristiane Quartaroli.

Ao Monitor do Mercado, Cristiane explicou que o movimento pode ser explicado pelas reações dos países envolvidos, além de negociações comerciais futuras, visto que a tarifa média de importação dos EUA subiu de 5% para 25%.

Entre as projeções econômicas para os Estados Unidos neste ano, a economista ressaltou que o PIB norte-americano pode recuar, saindo de 2% para 0%.

  • 🔥 Seu dinheiro pode render muito mais! Receba um plano de investimentos gratuito, criado sob medida para você. [Acesse agora!]

Os reflexos também devem impactar a inflação norte-americana. Segundo Quartaroli, o principal indicador de inflação monitorado pelo Federal Reserve na hora de ajustar os juros, o PCE deve subir 1%. As projeções do núcleo do PCE subiram de 2,5% para 3,6%.

Efeito das tarifas no Brasil

A economista acredita que a expectativa de crescimento da economia brasileira foi reduzida em 0,5 ponto percentual, devido aos reflexos da economia global, em reação ao tarifaço anunciado por Trump.

O impacto na inflação, no entanto, ainda é incerto. Cristiane afirma que as tarifas podem gerar um efeito levemente positivo para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com uma redução de 0,15 ponto percentual, mas é cedo para traçar quais serão os efeitos.

“Ainda é muito cedo e incerto para dizer se de fato haverá um impacto claro [na inflação], porque vai depender do impacto no câmbio e nos preços globais”, disse a economista-chefe do Ouribank.

Um dos setores que seguirá pressionado é o do aço, visto que as tarifas sobre a commodity seguirão em vigor. Com o aumento anunciado anteriormente, a alíquota subiu de 25% para 34%, resultando em uma tarifa final de 54%.

  • 💰 Seu dinheiro escapa e você nem percebe? Baixe grátis a planilha que coloca as finanças no seu controle!

Nesta quinta-feira, o dólar abriu em queda no Brasil e no exterior, refletindo um enfraquecimento da moeda norte-americana perante aos seus principais pares. A aversão ao risco no curto prazo também ditou o ritmo das bolsas internacionais, que operam em forte queda.

Impactos nos mercados globais e no câmbio

Nas últimas semanas, a política comercial e econômica do governo Trump já vinha impactando negativamente os mercados, com inúmeras preocupações sobre quais rumos o presidente norte-americano tomaria durante o anúncio.

Além disso, desde o início do ano o dólar se desvalorizou em relação ao real, meses depois da moeda atingir patamares recordes, próximo dos R$ 6,30. Na visão de Cristiane Quartaroli, o movimento foi impulsionado por um movimento especulativo, refletindo tanto as incertezas fiscais no Brasil quanto a expectativa em torno da política econômica dos EUA.

  • 🎧 Os segredos do mercado no seu ouvido! Ouça os podcasts do Monitor do Mercado e descubra insights valiosos para investir melhor..

A economista-chefe do Ouribank analisou o cenário macroeconômico e explicou este movimento no primeiro episódio do Monitor Entrevista, conduzido pelo CEO do Monitor do Mercado, Marcos de Vasconcellos, confira abaixo a conversa exclusiva:

O post Tarifas de Trump derrubam projeções para o PIB global, diz economista apareceu primeiro em Monitor do Mercado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.