O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), utilizou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar de Brasília a São Paulo na quarta-feira (26). O voo foi realizado um dia antes da final do Campeonato Paulista, vencida pelo Corinthians, clube do qual o magistrado é torcedor.
De acordo com registros da FAB, a justificativa oficial para o deslocamento foi “segurança”. O voo decolou de Brasília às 18h05 e pousou no aeroporto de Congonhas às 19h35, transportando apenas um passageiro. Segundo apuração dos jornalistas Mateus Vargas e Géssica Brandino, da Folha de S.Paulo, trata-se de Moraes.
No dia seguinte, 27 de março, o ministro participou da sessão plenária do STF de forma remota. Mais tarde, foi visto na Neo Química Arena, na zona leste de São Paulo, assistindo à final do Campeonato Paulista ao lado de Flávio Dino, ex-ministro da Justiça e atual integrante do STF. Dino, que é torcedor do Botafogo, também esteve no estádio, mas segundo sua assessoria, não utilizou avião da FAB para o deslocamento.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram Moraes e Dino na arquibancada, ambos vestindo camisetas do Corinthians. O time alvinegro conquistou o título após empatar com o Palmeiras em 0 a 0, beneficiando-se da vitória por 1 a 0 no jogo de ida.
A utilização de aeronaves da FAB por autoridades é regulamentada por decreto presidencial e pode ser solicitada por motivos de segurança, emergências médicas ou missões oficiais.