Procuradoria do STJD ingressa com pedido de perda de três mandos ao Inter após caso de racismo contra atletas do Sport

Inauguração da nova sede do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) no Centro do Rio. Lucas Figueiredo/CBF - Sport

A banana foi arremessada por uma atleta da base do clube gaúcho

O caso de racismo que aconteceu na partida entre Internacional x Sport, pelo Brasileirão Feminino, segue tendo desdobramentos nesta terça-feira (01). A Procuradoria do STJD ingressou com Medida Inominada, para aplicação imediata de perda de três mandos de campo e portões fechados ao clube gaúcho.

Nos minutos finais da partida, vindo da arquibancada ocupada pela torcida colorada, uma banana foi atirada em direção ao banco de reservas das leoas. As jogadoras prontamente denunciaram o ato racista à arbitragem. A solicitação foi encaminhada para análise do presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira.

“Fui informada após a finalização da partida pela quarta arbitra e pela atleta n°18, sra. Layza Alves, da equipe Sport Club do Recife, que depois do gol de empate da equipe visitante, foi arremessada uma banana e casca de banana em direção ao banco de reservas da equipe do Sport Club do Recife, alegando que as mesmas foram jogadas por parte da torcida do Sport Club Internacional, que se encontrava atrás do banco de reservas da equipe visitante. Os objetos arremessados foram entregues para a quarta árbitra (Andressa Hartmann)”, relatou a árbitra Cássia Franca de Souza na súmula.

A Confederação Brasileira de Futebol, assim como a Federação Pernambucana (FPF) e o próprio Sport, repudiaram o ocorrido, e aguardam um desdobramento dos fatos. Poucas horas após o ocorrido, o clube gaúcho divulgou nota afirmando ter identificado a responsável por arremessar a banana, que teria sido uma atleta da base.

Nas imagens registradas pelas câmeras da TV Brasil, é possível identificar a quarta árbitra Andressa Hartmann recolhendo o pedaço de banana. Ela foi até o local após muita reclamação das jogadoras do banco do Sport. O local de onde partiu o arremesso estava com atletas e familiares de coloradas presentes.

Banana é jogada em campo em Internacional x Sport.

Reprodução/Redes Sociais

Trecho do documento da procuradoria do STJD:

Pelas razões expostas, a Procuradoria de Justiça Desportiva requer a concessão de liminar pelo Excelentíssimo Senhor Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, determinando, de imediato, a perda de três mandos de campo do Sport Club Internacional, com a realização das partidas com portões fechados e em local a ser definido pela Diretoria de Competições da CBF, conforme disposto no artigo 111 do RGC 2025. Tal medida se faz necessária como providência disciplinar preventiva, garantindo a integridade da competição e reafirmando o compromisso dodesporto com a erradicação de práticas discriminatórias, até o julgamento definitivo da denúncia, a ser formalizada com idêntico lastro probatório.

Após o recebimento da presente Medida Inominada na forma do art. 78-A do CBJD e a concessão da liminar requerida, requer a citação do clube para o devido e regular processamento do feito. Por fim, postula o julgamento pela procedência dos pedidos desta MEDIDA INOMINADA ACAUTELATÓRIA, com a confirmação da liminar inicialmente concedida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.