A Câmara Municipal de Quixadá recebeu representantes do Iprede e da Associação de Mães e Autistas no último dia 20/03, durante a Sessão Ordinária n° 10/2025 do Legislativo Municipal Quixadaense. Estiveram presentes a presidente da Associação de Mães e Autistas de Quixadá (AMAQ), Camila Façanha, e o dirigente do Instituto da Primeira Infância (Iprede), Sulivan Mota, cuja participação foi requerida pelo vereador Luiz Neto. A AMAQ, criada para apoiar crianças autistas e suas famílias, destacou suas ações de assistência e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Já o Iprede, referência no desenvolvimento infantil, apresentou seus programas de suporte a crianças com TEA e suas famílias.
A sessão reforçou a importância de políticas públicas voltadas para a inclusão e o desenvolvimento infantil, evidenciando o papel fundamental da parceria entre governo e sociedade civil no avanço dessas pautas.
Aftosa nunca mais
Repercutindo positivamente – e não poderia ser diferente – a notícia de que, no próximo mês de maio, o Estado do Ceará deverá ser reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação. Na última semana, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu a confirmação favorável por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
E mais
Além do Estado do Ceará, a OMSA confirma que concederá o mesmo status a outros vinte estados e ao Distrito Federal. O reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal deverá ocorrer durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial dos Delegados Nacionais, que será realizada de 25 a 29 de maio, em Paris, na França.
Cooperativismo de verdade
Destaca-se que o secretário do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará, deputado Moisés Braz, presidiu recentemente uma reunião com o representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Daniel Lopes, e com a técnica da SDA para tratar do fortalecimento do cooperativismo no Ceará.
Bom saber
Que a pauta do encontro anunciado do titular da SDA com representante do BNDES foi a construção de um plano de investimentos para as cooperativas cearenses. O titular da Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Braz, reforçou a importância do apoio econômico às cooperativas cearenses. E enfatizou: “A construção de um plano de investimento às cooperativas cearenses é fundamental para que possamos construir uma rede de oportunidades”.
Deputado quer TCU
Nos bastidores da política cearense corre a notícia de que o deputado federal Danilo Forte, do União Brasil, lançou-se como candidato à vaga aberta no Tribunal de Contas da União (TCU), com a aposentadoria do ministro Aroldo Cedraz. A disputa percorre um emaranhado tabuleiro político. A cadeira na Câmara Federal. Pelo menos outros quatro nomes, de partidos distintos, também são pré-candidatos. Fiquemos atentos. O Estado do Ceará já teve representante no TCU, no caso, o popularíssimo ex-deputado federal Ubiratan Aguiar.
O post Iprede e autistas em Quixadá apareceu primeiro em O Estado CE.