Japão em alerta: possível megaterremoto pode causar trilhões em perdas e milhares de mortes

O Japão enfrenta uma previsão alarmante, um megaterremoto de magnitude entre 8 e 9 pode atingir a região da Fossa de Nankai, localizada na costa sudoeste do Pacífico podendo desencadear tsunamis devastadores. Segundo um relatório divulgado pelo governo japonês, as consequências desse desastre natural podem ser devastadoras, com estimativas de até 300 mil mortes e perdas econômicas que podem alcançar US$ 1,81 trilhão, aproximadamente metade do Produto Interno Bruto (PIB) anual do país.

A região da Fossa de Nankai é um ponto crítico onde a Placa do Mar das Filipinas interage com a Placa Eurasiática, acumulando tensões tectônicas que podem resultar em um megaterremoto a cada 100 a 150 anos. O cenário mais pessimista considera o tremor acontecendo durante uma noite de inverno, quando grande parte da população estaria em casa ou em trânsito, aumentando os riscos de mortes e caos logístico.

Além das perdas humanas, o impacto econômico seria significativo, com danos a infraestrutura, tsunamis devastadores e o colapso de edifícios. O dano econômico esperado de 270,3 trilhões de ienes, ou quase metade do produto interno bruto (PIB) total do país.

O Japão provavelmente verá 1,23 milhão de pessoas afetadas com um terremoto de magnitude 9 na região. Cerca de 298 mil pessoas podem morrer por tsunamis e desabamentos de prédios se o terremoto ocorrer tarde da noite no inverno, mostrou o relatório emitido pelo governo.

O post Japão em alerta: possível megaterremoto pode causar trilhões em perdas e milhares de mortes apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.