
Lançada em 1988, primeira versão da novela se beneficiou do fim da censura, contou Aguinaldo Silva, que escreveu a novela com Gilberto Braga e Leonor Bassères. Aguinaldo Silva, autor da primeira versão de ‘Vale Tudo’
Reprodução/TV Globo
O autor Aguinaldo Silva, que escreveu a primeira versão de “Vale Tudo” com Gilberto Braga e Leonor Bassères, contou ao Fantástico como foi a criação da novela, que ganha nova versão nesta segunda-feira (31).
“Eu me lembro que era um comercial de que todo brasileiro era esperto, tinha que se dar bem. Então, surgiu nas nossas primeiras reuniões o tema da novela, que era: ‘Vale a pena ser honesto no Brasil?”
Para Manuela Dias, autora da nova versão, ser honesto é uma coisa atemporal. “Essa questão continua totalmente pertinente, talvez com outras roupas, outas aplicações, mas é a questão central da novela”.
A versão original de “Vale Tudo” estreou em 1988, ano em que a nova Constituição foi promulgada, marcando o início de um período democrático no país.
“Os textos iam para Brasília e voltavam com trechos inteiros riscados”, disse Aguinaldo sobre a ditadura. “Depois de ‘Vale Tudo’, as novelas realmente abriram o jogo. A gente podia falar mais. Eu acho que é uma novela que foi beneficiada por isso”.
Ouça os podcasts do Fantástico
ISSO É FANTÁSTICO
O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.
PRAZER, RENATA
O podcast ‘Prazer, Renata’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Prazer, Renata’ na sua plataforma preferida.
BICHOS NA ESCUTA
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no g1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito.