Governo Lula barra divulgação de dados de alfabetização da principal avaliação do país

O governo Lula (PT) engavetará a divulgação dos resultados de alfabetização da principal avaliação da qualidade da educação básica do país. O Ministério da Educação (MEC) já havia escondido os dados no ano passado, mas prometia divulgá-los. Agora, excluir essas informações é uma decisão.

Esses dados de alfabetização são da última edição, de 2023, do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que contempla as provas de Português e Matemática que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um ofício obtido pela reportagem, assinado pelo presidente do Instituto Nacional de Estudos Educacionais (Inep), Manuel Palácios, indica que haja somente a “publicação dos microdados das avaliações do Saeb 2023 do 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental e do 3º Ano do Ensino Médio”.

A decisão de esconder resultados de uma avaliação já aplicada, com uso de recursos públicos, é inédita. Segundo técnicos do Inep, o principal motivo para o engavetamento seria o fato de que há diferenças entre os resultados do Saeb e de outro instrumento criado pelo atual governo para mensurar a qualidade da alfabetização, divulgado com pompa no ano passado pelo ministro da Educação, Camilo Santana (PT/CE).
Questionado, o Inep afirmou que trabalha desde 2024 para qualificar a análise dos dados e permitir melhores compreensões.

O post Governo Lula barra divulgação de dados de alfabetização da principal avaliação do país apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.