Próxima semana a Nintendo promete anunciar todas as informações restantes sobre o Nintendo Switch 2. Independentemente disso, a japonesa ainda continua poderosa com o Switch 1 em casa: que o diga Xenoblade Chronicles X, um ótimo port do Wii U que estreou melhor que Atelier Yumia, multiplataforma também presente no PS5.
- Xenoblade Chronicles X, o jogo mais promissor do Wii U
- Para promover novo projeto, Game Atelier libera seus antigos jogos

Atelier Yumia tentou mas não conseguiu tomar o pódio de Xenoblade Chronicles X (crédito: Niche Gamer)
Antes de comentar mais sobre as vendas de software, confiramos abaixo os dados detalhados das vendas de hardware da 12ª semana de 2025 (que abrange os dias 17 a 23 de março) no arquipélago, segundo a Famitsu.
VENDAS DE HARDWARE NO JAPÃO (FAMITSU) | ||||
Plataforma | 11ª semana | a 12ª de 2025 |
em 2025 | desde o lançamento |
Nintendo Switch | 27.898 unid | 30.504 unid | 569.067 unid | 35.464.826 unid |
PlayStation 5 | 27.863 unid | 15.212 unid | 343.046 unid | 6.762.052 unid |
Xbox Series X|S | 333 unid | 252 unid | 15.477 unid | 673.178 unid |
família PS4 | 19 unid | 18 unid | 290 unid | 9.505.077 unid |
·
Com mais de 35,46 milhões de consoles vendidos no Japão, o Switch 1 é o console com a maior base instalada no Japão, ultrapassando o Nintendo DS (32,99 mi unid). Game Boy e Nintendo 3DS vêm logo em seguida. O console concorrente melhor colocado no Japão foi o PlayStation 2, com 21,98 milhões de unidades vendidas no arquipélago desde o lançamento.
Switch Lite, o modelo menos popular da plataforma Switch 1, já vendeu 6.496.781 unidades apenas no Japão. Isso é praticamente o que o PS5 vendeu em mais de quatro anos por lá, desde o lançamento deste.
Isso nos dá uma boa ideia do gosto japonês por consoles portáteis, preferencialmente da Nintendo. É possível que as bases somadas do PS4 e PS5 fiquem a uma base PS2 de distância do Nintendo Switch 1 daqui a alguns meses. Lançado em 07 de novembro de 2024, o caro PS5 Pro acumulou até a 12ª semana de 2025 um total de 185.728 unidades no Japão, sendo 57.848 delas apenas em 2025.
Na lanterna, a Microsoft no Japão ainda luta para conseguir com os Xbox Series X|S ultrapassar com maior folga um décimo da base instalada total do PS5. As vendas nestas doze semanas de 2025 mal ultrapassaram o que o PS5 fez apenas na 12ª semana de 2025. O tio Laguna sugere à Gigante de Redmond que uma solução, para crescer em tal mercado, seria a Microsoft lançar um Xbox portátil com uma lineup bem japonesa, com direito a cartuchos.
Sobre a venda das cópias físicas dos jogos temos abaixo o Top 10 japonês da 12ª semana de 2025, que assim como o ranking francês contabiliza cada versão do jogo se este for multiplataforma. Sim, vai sair o Top 30 da Famitsu amanhã (28/03) mas listar as dez primeiras posições já é suficiente para o foco do presente texto. Entre colchetes está a plataforma; entre parênteses ao final, a venda acumulada do título desde o lançamento japonês.
Ranking dos jogos mais vendidos do Japão na semana 12 de 2025
(17 a 23 de março de 2025, Famitsu)
- [NSW] Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition (Nintendo, 20/03/25) — 74.689 (lançamento);
- [PS5] Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land (Koei Tecmo, 21/03/25) — 27.810 (lançamento);
- [NSW] Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land (Koei Tecmo, 21/03/25) — 26.315 (lançamento);
- [PS5] Monster Hunter Wilds (Capcom, 28/02/25) — 20.621 (763.490);
- [PS5] Assassin’s Creed Shadows (Ubisoft, 20/03/25) — 17.701 (lançamento);
- [NSW] Super Mario Party Jamboree (Nintendo, 17/10/24) — 9.214 (1.237.762);
- [PS4] Atelier Yumia: The Alchemist of Memories & the Envisioned Land (Koei Tecmo, 21/03/25) — 6.949 (lançamento);
- [PS5] Bleach: Rebirth of Souls (Bandai Namco, 21/03/25) — 6.079 (lançamento);
- [NSW] Minecraft (Microsoft, 21/06/18) — 5.876 (3.838.839);
- [NSW] Donkey Kong Country Returns HD (Nintendo, 16/01/25) — 5.803 (237.853).
A décima-segunda semana de 2025 foi a mais disputada: quatro lançamentos disputaram a atenção do público japonês. Dentre eles, Atelier Yumia foi o jogo com mais versões físicas, tendo edições para Switch, PS5 e PS4. Embora o jogo da alquimista Yumia Liessfeldt também tenha sido lançado para Xbox One e Xbox Series, estes não contam com mídia física lançada no Japão.
Somando as três versões físicas à venda no arquipélago japonês, tivemos pouco mais de 61 mil cópias vendidas de Atelier Yumia em sua estreia. Infelizmente havia um Xenoblade Chronicles X: Definitive Edition sendo lançado na mesma semana.
Concordo com o nobre Dori Prata que, em 2015, disse que “Xenoblade Chronicles X era o jogo mais promissor do Nintendo Wii U”. Infelizmente aquele exclusivo não foi capaz de conter sozinho a queda daquele console da Nintendo.
Enfim, o ótimo port do Wii U no Switch desbancou não somente Atelier Yumia como também o bom Assassin’s Creed Shadows, cuja campanha de marketing de Ubisoft foi nada menos que épica!
Ubisoft BrazilとUbisoft Japanのコラボレーション
スペシャル特撮ムービー&ミュージック「Strike As One」公開!楽曲制作はエドゥ・ファラスキさん @EduFalaschiJP
日本語版歌詞・歌唱を、小林太郎さん @TARO_KOBAYASHI に担当していただきました
ぜひご覧ください!#AssassinsCreedShadows pic.twitter.com/aeP24VJyiA— Ubisoft Japan (@UBISOFT_JAPAN) March 18, 2025
Para os fãs de tokusatsu como o tio Laguna, foi um deleite saber que isso aí foi obra do marketing da Ubisoft Brasil. Entretanto, sendo realista, infelizmente jogos ocidentais não vendem muitas cópias físicas lá na Terra do Sol Nascente. Por melhor que sejam ao nosso gosto ocidental. Uma pena.
Fonte: Famitsu (ranking), via Gematsu e Install Base.
Leia também:
- Donkey Kong Country Returns HD continua líder (no Japão)
Atelier Yumia perdeu para Xenoblade Chronicles X (no Japão)