O lançamento do Pacto Cearense pela Primeira Infância ocorrerá no próximo dia 7 de abril, às 8 horas, no Plenário do TCE Ceará. O objetivo da Corte de Contas é fortalecer as políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil, especialmente para crianças de 0 a 6 anos. Trata-se de um compromisso entre diversas instituições, sob a coordenação do TCE Ceará, que visa fortalecer a governança, aprimorar a gestão de recursos, além de ampliar e qualificar os serviços das políticas públicas voltadas aos primeiros anos de vida. Representantes de 23 municípios estão convidados a participar desta primeira ação: Apuiarés, Eusébio, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Fortaleza, Paracuru, São Luís do Curu, Canindé, General Sampaio, Paraipaba, Tejuçuoca, Caridade, Itaitinga, Paramoti, Trairi, Cascavel, Maracanaú, Pentecoste, Umirim, Caucaia, Maranguape e Pindoretama. Após essa fase inicial, o TCE Ceará fará o lançamento regional do Pacto Cearense pela Primeira Infância no interior do Estado. Nesta fase, serão convidados os gestores públicos das seguintes regiões: Sertão Central, Maciço de Baturité, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Cariri, Sertão de Crateús, Ibiapaba e Litoral Norte. As atividades ocorrerão nos meses de abril, maio e junho. Além do TCE Ceará, o Pacto conta com a adesão do Governo do Estado, dos Municípios, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa. Instituições federais e privadas também estão sendo convidadas a participar e apoiar a iniciativa. A programação dos eventos de lançamento prevê a realização de painéis e palestras sobre a atenção à Primeira Infância como uma prioridade, a influência da intersetorialidade no desenvolvimento integral das crianças, o gasto social dessa política pública nas leis orçamentárias, entre outros assuntos. O Pacto é norteado pelos seguintes princípios: direitos da criança, intersetorialidade, equidade, transparência no gasto social, sustentabilidade e participação social. A iniciativa também tem o intuito de colaborar com a gestão municipal na implementação das políticas voltadas à primeira infância, monitorar e avaliar continuamente a efetividade das ações implementadas.
Mais Médico. O Ceará receberá um reforço na atenção primária à saúde com a ampliação do programa Mais Médicos. A partir de abril, o estado contará com mais cinco profissionais formados no exterior, que estão concluindo o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). Esses médicos serão distribuídos em três municípios, reforçando o atendimento de populações em áreas de maior vulnerabilidade. Atualmente, o Ceará tem 1.847 vagas ativas no Mais Médicos, sendo 1.649 delas ocupadas e 10 em processo de ocupação. Os profissionais atuam em 177 municípios do estado e alcançam cerca de 4,2 milhões de habitantes.
A Ibéria vem aí
Em um marco histórico para a aviação e o turismo cearense, a Iberia, principal companhia aérea da Espanha com mais de 100 anos de atuação, anunciou na terça-feira (25), um voo inédito ligando a capital cearense a Madrid.
Quando e de quê
Os voos inaugurais da Iberia para Fortaleza deverão começar em 19 de janeiro de 2026, com partidas de Madrid às 12h40 e chegadas em Fortaleza às 17h30 (voo IB149). Os voos de retorno partirão às 19h, com chegada em Madrid às 6h45 do dia seguinte.
Defendendo os eventos
A Associação Brasileira de Eventos garantiu as assinaturas necessárias para a realização de uma sessão especial no plenário da Câmara dos Deputados, para debater o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.
Pró turismo de eventos
A mobilização liderada pelo cearense Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional, que ocorrerá hoje, 27 de março, às 14h, em Brasília. Reunirá parlamentares, representantes do setor e lideranças para discutir a continuidade do programa na defesa do PERSE.
Pra pensar
A vida é basicamente uma montanha-russa, tem seus altos, tem seus baixos, mas o mais importante é fazer o ingresso valer a pena.
O post Pacto Cearense pela Primeira Infância será lançado em Fortaleza e no interior apareceu primeiro em O Estado CE.