
Vereadores procuram soluções novas para velhos problemas, afirma o presidente
Desde o começo deste ano o vereador Papy presidente da Câmara Municipal, lidera um Poder Legislativo que é cada dia mais presente, atuante e comprometido com a população em todas as áreas e frentes.
“Esse empenho não está só nos discursos, mas pode ser facilmente verificado no dia a dia de cada um dos vereadores e vereadoras de Campo Grande”, afirmou Papy, salientado que a independência, o respeito à democracia e a garantia de debates produtivos para melhorar a vida da população são constantes na Casa de Leis da Capital.
Papy afirma que os problemas da cidade são antigos – “todos nós conhecemos” – e que o desafio da Câmara agora é ajudar “a encontrar soluções novas que ponham fim às dificuldades que a população vivencia diariamente”.
Desde as sessão inaugural, o presidente deu a palavra de ordem no relacionamento entre a Câmara e a Prefeitura Municipal.
“O Legislativo não é, nem será submisso ao Executivo. Ao contrário, seremos parceiros naquilo que for benéfico à população, mas vigilantes e firmes na fiscalização de cada ato, garantindo que os interesses da comunidade prevaleçam”.
O ano de 2025 começou com a Câmara atuante e presente em vários temas importantes para a cidade. Seguem alguns exemplos que confirmam a presença permanente do Legislativo na busca de respostas aos anseios dos campo-grandenses.
DOIS VIADUTOS – A bancada federal de MS anunciou na Câmara Municipal a primeira e mais importante notícia do ano para a Capital: a destinação de emendas parlamentares de R$ 110 milhões para a construção de dois viadutos – um na rotatória na frente da Coca-Cola e outro na Via Parque com a Mato Grosso.
Os vereadores vão acompanhar a execução do projeto técnico e fiscalizar a obra.
ESTRAGOS DAS CHUVAS – O vereador Papy acompanhou a vistoria realizada pela Prefeitura de Campo Grande em locais afetados pela chuva torrencial que atingiu a Capital no dia 18 de março.
Um dos locais visitados pelos vereadores, juntamente com a prefeita Adriane Lopes e o secretário Marcelo Miglioli (Sisep), foi o Lago do Amor.
PESSOA IDOSA – Foi reativada a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, da Câmara Municipal. A Frente é composta pelos vereadores Ronilço Guerreiro, Professor Juari, Maicon Nogueira, André Salineiro, Clodoilson Pires, Herculano Borges, Veterinário Francisco e a vereadora Ana Portela.
FEIRA MULHERES DA TERRA – A Câmara promoveu no dia 20/3 a Feira Mulheres da Terra, para venda de hortifruti produzidos por mulheres da agricultura familiar.
A Feira foi organizada em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher Jornalista Vanessa Ricarte, e pela procuradora adjunta vereadora Ana Portela.
CPI DO TRANSPORTE COLETIVO – Um dos maiores problemas da população será investigado por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), visando melhorar os serviços e apurar responsabilidades pela má qualidade dos serviços, seja por parte do Consórcio Guaicurus quanto da Prefeitura que concessionou o serviço.
BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS – Os vereadores votaram pela derrubada do veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei que institui o Programa de Fomento às Bibliotecas Comunitárias no município.
A decisão representa uma vitória para a cultura e o incentivo à leitura na cidade.
BR-163 – Melhorias na BR-163, especialmente na entrada do Bairro Jardim Noroeste, em Campo Grande, foram debatidas em Audiência Pública na Câmara Municipal, com o objetivo buscar soluções para garantir mais segurança no trânsito para os moradores da região.
MÃES ATÍPICAS – A Câmara recebeu as mães atípicas para discutirem o impasse das fraldas e suplemento alimentar, que não estão sendo entregues pelo Executivo Municipal.
