
A quinta-feira (27) contará com tempo instável na maior parte do país, com alerta de chuvas em grande parte do território nacional.
O país segue com probabilidade de chuva isolada em Belém (PA), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), Teresina (PI) e Vitória (ES).
Há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Porto Alegre (RS).
Em Aracaju (SE), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), e São Paulo (SP) não chove, mas há possibilidade de céu nublado.
Norte
A Região Norte do Brasil enfrenta fortes pancadas de chuva que já vêm sendo observadas desde o início do mês. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia mostram que, em apenas 24 dias, Belém acumulou 436,4 mm e Manaus, 389,7 mm.
O fenômeno é impulsionado pelo calor intenso, grande disponibilidade de umidade e circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, elementos que explicam o volume expressivo de precipitação e seus impactos para a população local.
A formação das nuvens carregadas na Região Norte segue a ação conjunta dos ventos e da umidade, fatores que favorecem a ocorrência de chuvas volumosas.
Previsão para os próximos dez dias
A instabilidade não se restringe apenas ao Norte. Nos próximos dez dias, áreas que vinham enfrentando escassez de chuva terão o retorno das pancadas, especialmente no Sul e em partes do Sudeste.
Enquanto a Zona de Convergência Intertropical continua favorecendo os altos acumulados na Região Norte, estados como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro poderão ter episódios de chuva intensa, alternados com períodos de céu claro.
No Nordeste, regiões da Bahia, interior de Pernambuco e outras áreas terão chuvas isoladas, embora estados como Ceará e Maranhão possam ver elevados volumes de precipitação, ultrapassando, em alguns casos, 200 mm.