Pregando unidade, PT do Ceará se prepara para eleições internas

O Partido dos Trabalhadores (PT) do Ceará se prepara para eleições internas – previstas para o próximo dia 6 de julho – que vão decidir os novos diretórios estadual e municipal de Fortaleza. Esses órgãos exercem a gestão e o comando da sigla, sendo compostos por filiados em funções de presidente, vice-presidente, secretário-geral, entre outras. Os mandatos de Antônio Alves Filho (Conin) e Guilherme Sampaio nas presidências do PT Ceará e Fortaleza, respectivamente, terminam em 30 de junho de 2025.

Os novos diretórios estarão à frente do PT em meio às eleições de 2026, quando o governador Elmano de Freitas (PT) e o presidente Lula (PT) devem tentar a reeleição. Nesse cenário, petistas cearenses vêm pregando a “unidade” interna para fortalecer o partido, mirando as próximas disputas.

Novo coletivo quer reunir diversas correntes petistas

No último dia 15 de março, um grupo de filiados começou a se reunir em um seminário para discutir os rumos no “combate à extrema-direita” e no fortalecimento dos governos do presidente Lula, do governador Elmano e do prefeito Evandro Leitão. 

Devendo ser majoritário, esse grupo reuniu diversas correntes internas e filiados do PT no Ceará. Participaram desse último encontro, por exemplo, a senadora Augusta Brito; o deputado federal José Airton; os deputados estaduais Missias do MST, Guilherme Sampaio e Acrísio Sena; os vereadores de Fortaleza João Aglaylson e Dr Vicente, além de filiados sem mandatos e representantes de movimentos sociais.

“O que está em curso é o encontro de lideranças, correntes políticas que já estão organizadas dentro do PT, movimentos sociais, parlamentares, que começaram já há algum tempo a trocar ideias entre si sobre a necessidade de fortalecer cada vez mais um PT bem próximo dos movimentos populares e com o objetivo de qualificar a direção partidária, atualizar o nosso programa, a nossa forma de organização política, a nossa comunicação para a gente enfrentar o principal desafio político que a gente tem hoje que é o fascismo. Aqui no Brasil, é o bolsonarismo”, falou Guilherme Sampaio sobre os encontros desse novo grupo.

Segundo ele, o movimento começou de forma espontânea e deve buscar a unidade no PT em meio às várias correntes e tendências internas que o partido abriga.

Guilherme ainda destaca que o foco desse grupo no momento está em atualizar o programa político do PT, atualizar forma de organização para se aproximar das bases, discutir a conjuntura política, além de dar suporte aos petistas em governos, mas as conversas podem sim resultar em uma chapa para as eleições internas do partido. “Eu, pessoalmente, defendo que a gente faça um diálogo amplo para construir candidaturas de unidade à presidência do PT Fortaleza e do PT Ceará”.

Campo de Esquerda anuncia candidatura própria

Também defendendo a unidade interna, outro grupo, o Campo de Esquerda, que foi criado e é liderado pela deputada federal Luizianne Lins, decidiu no último domingo (23) que vai lançar chapas próprias para  o Processo de Eleição Direta (PED) do PT, tanto para a disputa  pela presidência estadual como pela presidência municipal em Fortaleza.

Membro do Campo de Esquerda, a secretária executiva das Mulheres do Ceará, Liliane Araújo, confirmou que Luizianne é um nome cotado para liderar uma das chapas nas eleições do PT. Nessa terça-feira (25), Liliane, junto das vereadoras Adriana Almeida e Mari Lacerda (todas do Campo de Esquerda) se pronunciaram sobre a disputa interna do PT.

“Nosso compromisso é com um PT mais democrático, participativo e forte. Queremos o diálogo aberto com todas as correntes e setores do partido, incluindo o prefeito Evandro Leitão e o governador Elmano de Freitas. Nossa candidatura não é contra ninguém, mas sim a favor do debate e da construção coletiva. Nossos nomes têm total capacidade de defender os projetos que acreditamos e fortalecer o partido para os desafios que vêm pela frente”, escreveram elas em publicação conjunta nas redes sociais.

O post Pregando unidade, PT do Ceará se prepara para eleições internas apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.