
Um levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgado nesta quinta-feira (27), aponta que 56% das postagens opinativas nas redes sociais são favoráveis à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados réus por tentativa de golpe em 2022.
A pesquisa analisou publicações no X (antigo Twitter), Facebook e Instagram e destacou a diferença na forma como o tema repercutiu em cada plataforma.
Os dados revelam que a maioria dos conteúdos publicados sobre o julgamento (64%) teve tom neutro. No entanto, entre os 36% de postagens que manifestavam opinião, 56% apoiaram o resultado do STF, enquanto 44% foram contrárias à decisão.
- Por unaminidade, 1ª Turma do STF decide tornar réus Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
O estudo também identificou padrões distintos entre as redes sociais. No X, a polarização foi mais acentuada, com 53% dos posts celebrando a decisão e 42% com críticas aos magistrados, enquanto apenas 5% do conteúdo foi considerado neutro.
No Facebook e no Instagram, por outro lado, a neutralidade predominou: 69% e 67% das postagens, respectivamente. Nos posts opinativos, o apoio à decisão foi de 55% a favor e 45% contrários no Facebook, enquanto no Instagram esse índice foi mais expressivo, com 63% favoráveis e 37% contra.
Apesar do maior número de postagens neutras e favoráveis à decisão do STF, os conteúdos críticos à condenação do ex-presidente tiveram maior engajamento. De acordo com a Nexus, os posts neutros, que representaram 64% do total, receberam apenas 23% das interações.
Já as publicações favoráveis ao julgamento acumularam 26% das interações, enquanto os conteúdos contrários somaram 51% do engajamento total, indicando uma mobilização maior dos apoiadores de Bolsonaro para gerar discussões sobre o tema.
“Os dados mostram que a mobilização de publicadores foi maior entre os apoiadores da condenação, enquanto a mobilização das pessoas em geral se deu em movimento contrário, pois os posts críticos à decisão do STF representaram mais da metade do total de interações. Isso mostra que os críticos de Bolsonaro até se mobilizaram mais para publicar sobre o tema, mas foram os perfis de direita que se mobilizaram melhor para gerar conversas digitais a respeito do tema”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.
Entre os veículos de comunicação tradicionais, a neutralidade foi quase absoluta, representando 95% das postagens sobre o caso. Já perfis ligados à oposição ao governo, incluindo aliados de Bolsonaro, publicaram 91% de conteúdos contrários ao julgamento. Em contrapartida, 100% das postagens da base governista foram favoráveis à decisão do STF.
A decisão unânime do STF, tomada na última quarta-feira (26), acolheu a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro e os demais acusados. Com isso, eles se tornaram réus e responderão a processos penais e que podem levar a condenações e até penas de prisão.
A Nexus analisou um universo de 18.823 posts coletados nas três plataformas e selecionou uma amostra de 551 publicações que, juntas, representam 90% das interações geradas sobre o tema.
O estudo segmentou os conteúdos em diferentes categorias, como classe política, imprensa independente, veículos tradicionais, influenciadores, páginas de entretenimento e sindicatos.
The post Levantamento indica que 56% dos posts opinativos nas redes sociais apoiam decisão do STF contra Bolsonaro first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.