O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT) aproveitou o evento de entrega da nova sede da Secretaria do Trabalho do Ceará (SET) para ressaltar entregas da gestão atual, de Lula (PT), e afirmar que crescimento na geração de empregos no Ceará não seria possível na gestão anterior, de Bolsonaro. O evento aconteceu nesta quinta-feira (20) e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o titular do Ministério do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e o titular da SET, Vladyson Vianna. O evento foi marcado por discursos que apontavam o crescimento do Ceará no setor de geração de empregos e os investimentos Federais no tocante à parte destinada ao Ceará.
Entre a série de discursos feitos pelos presentes na ocasião, o governador Elmano de Freitas usou seu tempo de fala para criar um paralelo entre os investimentos no setor durante a gestão Lula e a gestão Bolsonaro. De acordo com o gestor do Executivo Estadual, a construção e entrega da sede da SET é resultado de uma parceria entre Estado e União, que só foi possibilitada na gestão Lula.
“Isso aqui (a nova sede) só é possível graças a uma parceria com o Ministério do Trabalho, e eu quero agradecer. Eu fui deputado estadual e sei o que nós e o governador Camilo Santana (atual ministro da educação) sofremos, porque não havia repasses adequados para o Sine IDT. E após a presença do presidente Lula e do ministro Luiz Marinho a nossa situação é absolutamente outra. Nós chegamos a discutir como seria o Sine IDT. Nós tivemos um governo passado, e nosso ex-governador Camilo passou por isso, de nunca ter recebido pelo presidente da república e praticamente não ser recebido por um ministro”.
Marcando presença no evento, o ministro Luiz Marinho reforça que o governo anterior foi uma ‘catástrofe’ de gestão no cuidado na geração de empregos no Brasil. “O ministério tem trabalhado com convênios, propostas, repasses de recursos que nós estamos destinando para todo os estados. Não era só no Ceará que teve investimento no governo anterior, nenhum estado teve investimento no governo anterior, era uma catástrofe de gestão”.
Nova sede da SET
A nova sede da Secretaria do Trabalho foi inaugurada trazendo novidades no atendimento. A partir de agora os trabalhadores que quiserem ir à SET para tirar dúvidas ou obter informações já podem ter seu atendimento iniciado pelas demandas nas quais o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) é responsável. A previsão da gestão é que sejam realizados mensalmente cerca de 1500 atendimentos.
O secretário Vladyson Viana reforçou que a escolha de optar por criar um posto de atendimento ao lado da nova sede é para facilitar os atendimentos às pessoas que procuram a SET. “Muitas vezes um trabalhador que vai passando na calçada vê uma placa de um serviço público e quando chega e bate na porta geralmente é direcionado para outro lugar por ser somente uma sede administrativa. Então desde o começo a ideia era que tivesse um posto de atendimento para que qualquer trabalhador que estiver passando na calçada e quiser passar na secretaria seja acolhido e atendido”.
Além da entrega do novo equipamento do Trabalho no Ceará, novas entregas tiveram autorização concedida. Duas novas unidades da “Casa do Trabalhador” serão construídas em Limoeiro do Norte e Maracanaú. Também foi lançado o observatório do trabalho no Ceará, que deve possibilitar o diagnóstico mais específico sobre o trabalhador cearense. Além disso, uma terceira casa do trabalhador teve autorização concedida, o novo equipamento deve ser implantado na capital cearense.
O post Elmano entrega nova sede da secretaria do Trabalho e fala de avanços com governo Lula apareceu primeiro em O Estado CE.