A resposta do governo Donald Trump ao pedido da Justiça dos Estados Unidos por mais detalhes sobre a deportação de centenas de migrantes venezuelanos foi “lamentavelmente insuficiente”, disse nessa quinta-feira (20) o juiz federal em Washington James Boasberg, responsável pelo caso. O magistrado avalia se a gestão do republicano desobedeceu a ordem de bloqueio das deportações e deu até a próxima terça-feira (25), para que o governo explique por qual razão a falha em paralisar as remoções dos migrantes não teria violado a ordem judicial.
A decisão do juiz exigindo explicações do governo aprofunda o embate entre a Casa Branca e Justiça americana após uma série de outros decretos e medidas de Trump serem bloqueados por juízes federais de primeira instância. O republicano e aliados, como o bilionário Elon Musk, têm subido o tom das críticas aos juízes responsáveis pelas ordens de bloqueio, ao ponto de defenderem o impeachment desses magistrados sob o argumento de que eles interferem no Poder Executivo de forma indevida.
Em rara crítica ao Trump, o presidente da Suprema Corte do país, John Roberts, disse na terça-feira (18) que pedir a destituição de um juiz por discordar de suas decisões não é uma “resposta apropriada”. Especialistas americanos já soam alertas de que o embate cada vez mais estridente entre os Poderes e as ameaças do presidente de não cumprir decisões judiciais têm o potencial de provocar uma grave crise institucional no país.
Já Trump, apesar das críticas e bravatas contra o Judiciário, afirmou em meio ao embate que não desafiaria nenhuma ordem judicial.
O post Juiz dá 5 dias para que governo Trump explique se obedeceu decisão que barra voo de deportados apareceu primeiro em O Estado CE.