O presidente Lula (PT) afirmou, nessa quinta-feira (27), que demitiu Nísia Trindade do Ministério da Saúde por querer “mais agressividade” e disse que precisará fazer outras mudanças no governo. “Nísia era uma companheira da mais alta qualidade, minha amiga pessoal, mas eu estou precisando de um pouco mais de agressividade, mais agilidade, mais rapidez, por isso estou fazendo algumas trocas”, disse em entrevista ao programa Balanço Geral Litoral (SP), da Record.
O presidente também confirmou a intenção de anunciar as próximas mudanças após o Carnaval e declarou que somente comunicará os nomes dos novos indicados após conversar com os escolhidos. “Não quero que a pessoa saiba que vai ser ministro pela Record. Vou ter que fazer reforma, mexer no governo, mas com muito cuidado, como técnico de futebol.”
Com a troca de Nísia por Alexandre Padilha (PT/SP), na Saúde, Lula iniciou as movimentações. No início de fevereiro deste ano, o presidente afirmou não ter pressa em fazer nenhuma mudança no governo e elogiou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um dos nomes que tem sido lembrado na bolsa de apostas para deixar o cargo.
Outros nomes estão em alerta dentro da gestão com possíveis chances de trocas. No desenho à mesa de Lula, também está a proposta de acomodação dos ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP/AL) e do Senado Rodrigo Pacheco (PSD/MG).
Transição
O médico e deputado federal Alexandre Padilha disse ontem que a meta dele na Saúde será reduzir o tempo de espera para atendimentos. “A missão é se esforçar permanentemente, até o momento que for necessário, de minha parte de forma obsessiva, para reduzir o tempo de espera para quem precisa de atendimento neste país”, afirmou.
Ele participou de reunião com a equipe de Nísia Trindade para organizar a troca de comando. Lula tem cobrado que o Ministério da Saúde emplaque uma ação de maior visibilidade. Com Padilha à frente, o governo deve aumentar a aposta no programa, que ainda ganha tração, que promete encurtar o tempo para a realização de consultas e exames especializados nas áreas de oncologia, cardiologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e ortopedia.
O post Lula afirma que trocou Nísia porque precisa de mais “agressividade” apareceu primeiro em O Estado CE.