A Prefeitura Municipal de Fortaleza orienta que a população procure atendimento nos 48 Núcleos de Atualização do Cadastro Único apenas em situações emergenciais a partir do dia 1 até o dia 17 de março. O motivo é a migração para o novo Sistema de Cadastro Único, anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que promete maior segurança contra fraudes e integração com outras bases de dados do Governo Federal.
Durante esse período, o atendimento será feito de forma manual, podendo gerar maior tempo de espera. Por isso, a PMF recomenda que a população dê prioridade a situações urgentes e deixe a regularização de dados para depois do dia 17.
Outra mudança no Cadastro Único é a obrigatoriedade do Cadastro de Pessoa Física (CPF) para todos os integrantes da família. O Número de Identificação Social (NIS), antes utilizado, será substituído pelo CPF como código de identificação.
Aqueles que ainda não possuem CPF poderão ser incluídos no sistema, mas com o status “aguardando CPF”. Somente após o registro do documento a pessoa passará a estar efetivamente cadastrada e apta a acessar os programas sociais do Governo Federal.
O post Prefeitura recomenda apenas atendimento emergenciais durante migração do CadÚnico apareceu primeiro em O Estado CE.