O voo com 94 deportados dos Estados Unidos (EUA) chega a Fortaleza na manhã desta sexta-feira (21). Este é o terceiro voo com repatriados que chega ao Brasil e o segundo que pousa em terras cearenses desde o início do segundo mandato de Donald Trump. A sensação entre os repatriados é de mais alegria e alívio, se comparado as primeiros voos de deportação, de acordo com a titular da secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih-CE), Socorro França
“Desta vez eu senti algo diferente, eles vieram muito mais animados do que da vez passada. Notadamente eles foram mais bem atendidos do que das vezes passadas. Portanto, não tem tanta emoção quanto nós vimos no primeiro voo”, afirma a titutar da Sedih.
9 crianças e dois idosos também estão entre os repatriados. No voo também estavam dois procurados pela Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), pelos crimes de roubo e facilitação de entrada de pessoas nos EUA. Ao chegarem em solo brasileiro os repatriados contam com atendimento multiprofissional com psicólogos, assistentes sociais, médicos, além de receberem “kits” de alimentação e higiene.
Fortaleza, foi escolhida como primeiro ponto de desembarque para os repatriados para evitar que os brasileiros fiquem mais tempo algemados dentro do avião, conforme o presidente Lula. O voo veio de Alexandria, na Louisiana e realizou uma parada em Porto Rico.
O post 94 deportados dos EUA desembarcam em Fortaleza; dois procurados pela Interpol apareceu primeiro em O Estado CE.