
Conforme a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), uma frota com 15 novos ônibus será disponibilizada para os alunos das escolas públicas de Maceió. Alunos de escola pública reclamam de diminuição na frota de ônibus escola
Estudantes da rede pública estadual têm reclamado que estão se atrasando para a escola por causa da superlotação dos ônibus escolares em Maceió. Eles dizem que em alguns bairros o transporte passa depois das 7h, horário de início das aulas.
📲 Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
Sem ônibus, o jeito é procurar um transporte alternativo ou até mesmo ir para escola a pé. A aluna Laura Vitória acorda às 4h30 e antes das 6h já está no ponto de ônibus.
“Ele [ônibus] já deveria estar aqui. Já são 6h20. Todo dia é basicamente isso. Na terça-feira, foram 95 alunos dentro de um único ônibus. Dá para imaginar como é ruim? Muitos alunos não conseguem entrar por causa da superlotação e ficam no ponto, outros vêm a pé”.
O atraso para entrar na escola é outro ponto que incomodam os alunos. “Todo dia é isso, quando o ônibus chega já não tem mais lugar. É um aluno em cima do outro, sem contar que tem aluno que perde a primeira aula porque chega na escola depois das 7h”, disse a estudante Ana Beatriz Pereira.
Alunos reclamam de superlotação de ônibus escolar em Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Cacau é outro estudante que sofre com a lotação dos ônibus escolares. Ele diz que já chegou a passar mal em um deles por causa da quantidade de gente.
“Essa semana o mesmo ônibus pegou alunos de quatro escolas diferentes. A gente passa mal dentro sem ar, as janelas são pequenas. A sensação é de sufocamento. Eu mesmo já passei mal”.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que será lançada uma frota de 15 novos ônibus, onde cinco deles já vão para as ruas na próxima semana.
“Tem alguns ônibus que estão na manutenção, mas que serão liberados. Adquirimos também 15 novos ônibus para atender a demanda dos estudantes da rede pública. Desses 15, cinco já estão no nosso pátio e logo estarão nas ruas”, disse Jefferson Alcântara, supervisor de transporte escolar.
A diretora da Escola Estadual Professor Theotônio Vilela Brandão, na Jatiúca, reconhece que a superlotação dos ônibus escolares prejudica os alunos.
“A preocupação é muito grande. A gente tem consciência dessa situação, a gente sabe que houve redução e que precisa que a frota aumente”, disse Rosângela Correia.
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
Leia mais notícias da região no g1 AL