Em meio a transtornos causados pela chuva, RMF segue em alerta de precipitação intensa

A Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) está em alerta laranja, de chuvas intensas, nesta quinta-feira (20), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O alerta destaca a possibilidade de ocorrência de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Na última terça-feira (18) o mesmo órgão havia emitido um alerta amarelo, de perigo potencial para chuvas e ventos, que apesar de mais brando do que o alerta para esta quinta-feira (20), causou transtornos por toda a cidade na manhã da última quarta-feira (19).

A precipitação de 98.4 milímetros (mm) em Fortaleza na quarta-feira (19) causou transtornos também em outros municípios da RMF. Na capital cearense, de acordo com a Defesa Civil (DC), das 19h da última quarta-feira (18) até às 18h da quinta-feira (19) foram registradas 26 ocorrências. Entre elas, 11 riscos de desabamento, nos bairros Barra do Ceará, Cais do Porto, Carlito Pamplona, Farias Brito, Henrique Jorge, Jardim América, Mondubim, Papicu, Passaré, Vicente Pinzón e Vila Velha. No Carlito Pamplona, houve o desabamento de um imóvel, que estava desocupado e foi interditado pelos agentes.
Também foram registrados 12 alagamentos, na Aerolândia, Cais do Porto, Cidade 2000 (2), Conjunto Palmeiras, Granja Lisboa, Presidente Kennedy e Vicente Pinzón (5), bairro onde houve também o acionamento por conta de uma cratera aberta, aponta o órgão. Ainda em Fortaleza, parte do teto do Hospital Distrital Evandro Ayres de Moura, o Frotinha do Antônio Bezerra, caiu e infiltrações, goteiras e alagamentos foram registrados pelos pacientes da unidade hospitalar. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Fortaleza, na quarta-feira (19) os atendimentos continuaram acontecendo e reparos foram efetuados.

A RMF também foi afetada pela intensidade das chuvas. Em Maracanaú, onde choveu 39mm, parte do teto da Paróquia São José (PSJ) Maracanaú desabou. Dois homens ficaram feridos e foram levados para o hospital. A PSJ Maracanaú informou à reportagem que aguarda a conclusão dos trabalhos da DC de Maracanaú. A paróquita também informa que até o próximo sábado (22) as missas serão realizadas na Capela de Santa Teresinha, no Hospital do Maracanaú. No município de Aquiraz a chuva também foi intensa, sendo a quarta-feira (19) o dia da terceira maior precipitação registrada na história do município, 172.4 mm. De acordo com relatos de moradores foram registrados alagamentos em diversos pontos da cidades, além da queda do muro de uma escola e a água também invadiu o terminal rodoviário do município.

A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) endossa a previsão do Inmet e também prevê que nesta quinta-feira (20), ocorra chuvas no centro-norte do Ceará nos períodos da madrugada, manhã e tarde. O órgão cearense informa a possibilidade de chuva isolada no Cariri e no Litoral de Fortaleza, no período da noite. Ainda de acordo com a Funceme, na última quarta-feira (19) os municípios com maiores precipitações foram Aquiraz (172.4mm); Pindoretama (145mm); Cascavel (105mm); Fortaleza (98.4mm); Eusebio (83mm); Cascavel (80mm); Maranguape (73mm); Paracuru (73mm); e São Gonçalo do Amarante (71mm).

Em nota à reportagem, a DC de Fortaleza informa que as equipes estão trabalhando em diversas áreas da cidade e avaliando a situação das comunidades residentes no entorno dos recursos hídricos.Em caso de qualquer risco, a DC de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do fone 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender às demandas da população.

Por: Hyago Felix

O post Em meio a transtornos causados pela chuva, RMF segue em alerta de precipitação intensa apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.