
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), elogiou, nesta quarta-feira (19), a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao atender, constantemente, as reivindicações das forças de segurança do DF.
Segundo o parlamentar, a atuação do governo federal na liberação de recursos do Fundo Constitucional (FCDF) reforça o compromisso com a valorização dos profissionais da área. A União é a responsável por acolher o pedido do Governo do Distrito Federal (GDF) e garantir o reajuste das forças de segurança da capital federal.
Na última segunda-feira (17), o governador Ibaneis Rocha (MDB) encaminhou um pedido ao Palácio do Planalto para solicitar reajuste salarial para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além da equiparação entre a Polícia Civil do DF (PCDF) e a Polícia Federal (PF), ambas consideradas do mesmo “nascedouro”.
Reconhecimento aos profissionais de segurança
Durante discurso em plenário da CLDF, Wellington Luiz defendeu a valorização dos agentes de segurança e ressaltou a importância do apoio do governo federal na pauta.
“A valorização das forças de segurança do DF é essencial para o bem-estar de nossa sociedade. Precisamos reconhecer e apoiar o trabalho incansável daqueles que batalham diariamente para garantir nossa segurança. Agradeço a todos que se dedicam a essa causa e conto com o apoio de todos os deputados para que juntos possamos obter êxito nessa missão tão importante”, afirmou o parlamentar.
O deputado, que é aposentado da Polícia Civil do DF, também comparou a atuação de diferentes governos em relação às demandas das forças de segurança.
Wellington Luiz relembrou que a criação do Fundo Constitucional ocorreu durante o mandato de Fernando Henrique Cardoso, mas foi na gestão de Lula, em 2003, que ganhou destaque e que o atual presidente, em diversos mandatos, sempre honrou os repasses ao DF, especialmente à segurança pública.
“O presidente Lula honrou todas as vezes. Quem infelizmente não honrou, e aí eu tenho que ser honesto, foi a ex-presidente Dilma. A ex-presidente Dilma, quando foi encaminhada a mensagem, se negou, inclusive quebrando o pacto federativo”, afirmou o emedebista.
O parlamentar também criticou a postura de outros governos, mencionando um ex-governador que, segundo ele, “não gostava de polícia” e não encaminhou pedidos de reajuste, além da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o qual teria ignorado a solicitação enviada pelo GDF.
Em relação à atual gestão, Wellington Luiz ressaltou que, desde 2023, Lula tem mantido o compromisso com os reajustes propostos. Ele explicou ainda que a distribuição dos recursos do Fundo Constitucional, inicialmente dividida igualmente entre segurança pública, saúde e educação, passou por mudanças ao longo dos anos.
Atualmente, a segurança recebe 43% do total, enquanto 46% são destinados às áreas de saúde e educação, segundo ele.
“Não estamos aqui contestando não, porque saúde e educação […] são extremamente importantes e a gente precisa investir mesmo, mas nós não podemos também esquecer que a segurança pública tem uma fatia desse bolo e simplesmente renegá-la”, concluiu o deputado.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Wellington Luiz (@wellingtonluizdf)
The post Presidente da CLDF, Wellington Luiz elogia Lula por “sempre” atender demandas das forças policiais de Brasília first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF.