![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/c0/hk/zl/c0hkzlhooqowb9xamhhqr5m9z.jpg)
O Brasil se prepara para enfrentar uma nova onda de calor na próxima semana, com temperaturas que podem ultrapassar os recordes registrados desde o início do ano. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o fenômeno deve se intensificar a partir deste domingo (16), atingindo inicialmente estados como Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná, e posteriormente avançando sobre Goiás e Bahia.
A previsão indica que a massa de ar quente e seco, que já vem elevando as temperaturas no Sudeste, Sul e Nordeste, ganhará ainda mais força nos próximos dias. Com isso, os termômetros podem marcar até 5°C acima da média climatológica para fevereiro. Essa já será a terceira onda de calor de 2025, depois dos episódios registrados entre 17 e 23 de janeiro e entre 2 e 12 de fevereiro — ambos afetando, principalmente, o Rio Grande do Sul.
Durante a última onda, Porto Alegre registrou máxima de 39,3°C, enquanto diversas cidades gaúchas superaram os 40°C. O Inmet chegou a emitir um alerta vermelho de grande perigo devido às temperaturas extremas, abrangendo também Santa Catarina e Paraná.
![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/er/pz/kv/erpzkvpbu8j01ev15jzrzz7m9.jpg)
Capixabas vão enfrentar calorão
Neste sábado (15), Vitória (ES) pode se tornar a capital mais quente do país, com previsão de atingir 37°C, segundo a Climatempo. Na sexta-feira (14), a cidade já teve seu dia mais quente do ano, com máxima de 36,5°C, superando o recorde anterior de 36,2°C registrado em janeiro. O forte calor na região é atribuído à pouca nebulosidade, à predominância de ventos quentes e à ausência de frentes frias de origem polar.
![](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/c1/z9/gs/c1z9gsc2nq19jxupo40x3j2gu.jpg)
Segundo a Climatempo, o Espírito Santo seguirá dentro da onda de calor que atinge o Sudeste e deve continuar enfrentando temperaturas elevadas até, pelo menos, o dia 24 de fevereiro. Em alguns municípios, os termômetros podem marcar até 7°C acima da média para o período.
Com a chegada de mais uma onda de calor, meteorologistas alertam para os riscos à saúde e recomendam hidratação constante, uso de roupas leves e a busca por locais ventilados durante os períodos mais quentes do dia.