FPA: Análise de Mídia – 13/02/2025

Análise de Mídia
– 13/02/2025– Poder 360° destaca que a derrubada dos vetos à isenção do Fiagro (Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas do Agronegócio) e do FII (Fundos de Investimento Imobiliário) na Reforma Tributária foi o assunto central das primeiras reuniões realizadas pela FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e pela FPE (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) na 3ª feira (11.fev.2025).

Os deputados federais que integram as frentes veem clima de unanimidade sobre o tema.
Leia +: https://bit.ly/3Qe3yyn


– Globo Rural destaca que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse nesta quarta-feira (12/2), que o Programa de Regularização de Dívidas e Facilitação de Acesso ao Crédito Rural da Agricultura Familiar (Desenrola Rural) passará a valer em dez dias.

Nesse período, as instituições financeiras deverão adaptar seus sistemas para realizar a renegociação ou liquidação dos passivos, conforme as regras previstas no decreto presidencial publicado hoje.
Leia +: https://bit.ly/4b0ahFm

– Folha de S. Paulo ressalta que o ano de 2024 foi movimentado no setor de carnes, com recordes tanto na produção interna como nas exportações.

Nesta terça-feira (11), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados de abate de animais e de produção de carne do último trimestre.

Conforme os dados, que ainda podem passar por ajustes, a produção nacional atingiu o recorde de 29,2 milhões de toneladas equivalente carcaça no ano passado.
Leia +: https://bit.ly/41a97UG

– Globo Rural destaca que o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) terá uma edição comemorativa com novidades este ano.

O evento, que chega à décima edição em 2025, será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

As inscrições estão abertas com um lote promocional a partir desta quarta (12/2), no site do congresso.

A expectativa é reunir mais de 3,3 mil participantes no evento deste ano que tem como tema “CNMA 10 + 10 | 2025-2035: Mulheres que mudam o mundo para melhor”.
Leia +: https://bit.ly/4hrh4ul

– Revista Veja ressalta que o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), sancionou uma lei que institui o “abril amarelo“, um mês dedicado à conscientização sobre a importância da defesa da propriedade privada.

A nova legislação passa a integrar o calendário oficial do estado, em um contraponto à jornada anual do MST em defesa da reforma agrária, marcada por ocupações de terra, que ficou conhecida como “abril vermelho”.
Leia +: https://bit.ly/3CCTqvX

– Globo Rural destaca que a Sociedade Rural Brasileira (SRB) sugeriu ao Ministério da Agricultura um conjunto de medidas “concretas” para melhorar o cenário econômico brasileiro e ajudar a controlar a inflação dos alimentos.

Em ofício enviado ao ministro Carlos Fávaro nesta semana, a entidade defende ações coordenadas do governo para aumentar o controle fiscal, apoiar o produtor rural, melhor a infraestrutura e logística e garantir estabilidade cambial.

Para a SRB, esses fatores influenciam diretamente na formação dos preços dos produtos que chegam às mesas dos brasileiros e podem ser melhorados com a gestão governamental.
Leia +: https://bit.ly/3QdrEJz

– Folha de S. Paulo destaca que o presidente Lula (PT) sinalizou a aliados a intenção de destravar as conversas sobre a reforma ministerial, incluindo os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na rodada de negociações.

De acordo com relatos, Motta e Alcolumbre já foram informados que serão chamados para reuniões com o presidente e a conversa com os partidos deve invadir a próxima semana.

O presidente do Senado também viajará nesta quinta-feira (13) com Lula ao Amapá, a convite do petista.
Leia +: https://bit.ly/3EO8Ttq

– Valor Econômico ressalta que a líderes da base, Alckmin defende isenção de Imposto de Renda e desbloqueio de MPs.

Vice-presidente reuniu-se com parlamentares para apresentar lista com prioridades do governo para o Congresso em 2025; deputados cobraram emendas.
Leia +: https://bit.ly/3EL7hRc

– Editorial de O Globo destaca que a expansão do gasto público desde a volta do PT ao governo tem impulsionado o endividamento e pressões sobre a inflação, que, apesar de controlada em janeiro (0,16%), ainda supera a meta anual (4,56%).

Um dos principais problemas apontados são os gastos parafiscais — despesas que não entram no Orçamento oficial, como financiamentos via bancos públicos, investimentos de estatais e subsídios do BNDES.

O programa Pé-de-Meia, do MEC, exemplifica essa prática ao ser criado sem submissão ao arcabouço fiscal, levantando preocupações sobre responsabilidade orçamentária.

Os economistas alertam que o governo mantém a economia aquecida artificialmente, o que pode levar o Banco Central a manter juros altos e aumentar a dívida pública, dificultando o equilíbrio fiscal a longo prazo.
Leia +: https://bit.ly/4hW36jX

Assessoria de Imprensa e Comunicação
+55 61 3246-4682
+55 61 3263-1717
[email protected]

Adicionar aos favoritos o Link permanente.