As bolsas dos EUA fecharam em alta nesta quinta-feira (13) após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma nova etapa na implementação de tarifas recíprocas. O governo solicitou propostas sobre quais países serão afetados, mas as medidas ainda não entrarão imediatamente em vigor.
Trump afirmou que as novas tarifas recíprocas afetarão países que impõem restrições a produtos americanos. Ele destacou que o cálculo levará em conta o imposto sobre valor agregado (IVA), que, segundo ele, pode ser mais punitivo do que tarifas comerciais.
Desempenho dos índices
- Dow Jones sobe 0,77% (44.711,31 pontos);
- S&P 500 avança 1,04% (6.115,06 pontos);
- Nasdaq ganha 1,50% (19.945,64 pontos).
Inflação ao produtor
Mais cedo, os Estados Unidos divulgaram a inflação ao produtor, medido pelo índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês), que veio acima do esperado tanto na comparação mensal quanto anual.
O resultado reforça a visão de que o Federal Reserve (Fed) pode manter as taxas de juros elevadas por mais tempo. Segundo analistas do High Frequency Economics, os dados não sustentam um argumento para cortes na taxa de juros.
Movimentações no mercado corporativo
No mercado de ações dos EUA, a Cisco Systems avançou 2,09% após divulgar um lucro e uma receita acima das expectativas para o segundo trimestre fiscal.
A empresa destacou que o crescimento da inteligência artificial (IA) impulsionará a demanda por infraestrutura de rede e segurança digital. A Cisco também revisou para cima sua projeção de receita anual.
A AppLovin disparou 24% depois de reportar um lucro por ação e uma receita acima das estimativas. A empresa, que atua na monetização de aplicativos, também atualizou suas projeções financeiras, o que animou investidores.
O post EUA: Bolsas sobem após Trump anunciar tarifas recíprocas apareceu primeiro em Monitor do Mercado.