Esquema de segurança para o Folia de Rua vai contar com câmeras, drones e mais de três mil policiais


Vão ser cinco dias de festas de pré-carnaval, com seis horas de apresentações por dia. Segurança para o Folia de Rua e para as demais cidades da Paraíba foram anunciadas nesta terça-feira (11)
Karine Tenório/TV Cabo Branco
Um total de 54 câmeras de segurança e um número ainda não informado de drones vão ser utilizados pelas forças de segurança da Paraíba durante o Folia de Rua 2025, as festas de pré-carnaval que são tradicionalmente realizadas em João Pessoa. As informações são da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social, que realizou uma entrevista coletiva para tratar da questão na manhã desta terça-feira (11) e confirmou a mobilização de mais de três mil policiais só para a capital paraibana.
A estratégia para esse ano, assim, é investir em equipamentos tecnológicos considerados de última geração. Por exemplo, duas dessas câmeras, segundo o secretário Jean Nunes, vão ser de altíssima definição e com sistema de inteligência artificial embutido. Para toda a Paraíba, serão 1.439 câmeras.
Já com relação aos drones, esses vão ter sensor de calor para facilitar a identificação de pessoas circulando nas proximidades do mar. A ideia, ainda de acordo com o secretário, é garantir a segurança na chamada Via Folia. Durante as festas e também na hora da dispersão.
Ao todo, serão cinco dias de pré-carnaval, com seis horas de apresentações por dia. Sempre começando às 20h e indo até 2h, acatando assim recomendação do Ministério Público que limitava o horário em que os shows poderiam acontecer.
O percurso da Via Folia vai ter dois quilômetros de extensão e nove camarotes, sendo oito particulares e um oficial. Com relação às ruas que dão acesso a Epitácio Pessoa, essas vão ganhar bloqueios policiais, de forma que as pessoas serão revistadas antes de acessar o local. O consumo e a venda de bebidas em recipientes de vidro estão proibidos.
Efetivo mobilizado
A Secretaria de Segurança e Defesa Social informou que vai mobilizar 2.667 policiais militares, 470 bombeiros militares e 90 policiais civis apenas para o pré-carnaval pessoense.
Para todo o estado, incluindo aí o período de carnaval, vão ser 15 mil agentes de instituições como as polícias Civil, Militar e Penal, Corpo de Bombeiros e Departamento de Trânsito (Detran).
Inclusive, foi destacado que operações da lei seca vão ser intensificadas durante os dias de festa para coibir que as pessoas dirijam após consumir bebidas alcoólicas.
Antes que aconteça
Também durante a entrevista coletiva, foi divulgado que no período de pré-carnaval e de carnaval vai ser realizada a campanha “Antes que aconteça”, que tem como objetivo o combate à violência contra a mulher e contra o feminicídio.
O objetivo é promover uma rede de apoio durante o período carnavalesco para evitar o aumento do número de casos de violência contra a mulher.
A coordenação do programa vai ficar sob a responsabilidade da advogada Camila Mariz, que é esposa do vice-governador Lucas Ribeiro.
Camila Mariz vai coordenar o programa “Antes que aconteça” de combate à violência contra a mulher
Karine Tenório/TV Cabo Branco
Vídeos mais assistidos da Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.