Dia das Mulheres e Meninas na Ciência e Engenharias: projetos de extensão do PI incentivam jovens no campo das exatas


Essa data representa as conquistas e o crescente espaço que as mulheres vêm ganhando nas áreas de ciências e engenharia. Dia das Mulheres e Meninas na Ciência e Engenharias: projetos de extensão do PI incentivam jovens no campo das exatas
Zulmira Ximenes / g1
Nesta terça-feira (11) é celebrado o Dia das Mulheres e Meninas na Ciência e Engenharias. Na Universidade Federal do Piauí (UFPI) dois projetos de extensão buscam incentivar e apoiar a participação das mulheres em campos onde majoritariamente é ocupado por homens.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O Projeto Athena é voltado para mulheres no ramo da Engenharia. Segundo, Ellen Vieira, aluna do curso de Engenharia Elétrica e participante do projeto, afirma que o apoio e estudo da área com outras mulheres faz com que ela se sinta mais pertencente no curso.
“Conheci mulheres que me motivam a continuar. Esse apoio fez toda a diferença para mim. Projetos como esse são essenciais para trazer mais diversidade para a Engenharia Elétrica. Quanto mais mulheres entram na área, mudaremos esse ambiente de uma forma mais igualitária”, explica.
Conforme a professora Fabíola Linard, docente de Engenharia Elétrica da UFPI e coordenadora de projeto Athena, embora ainda haja desafios, as mulheres têm demonstrado cada vez mais seu potencial nesses campos.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
As mulheres continuam enfrentando desafios para se inserir e se destacar nas disciplinas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), segundo a professora. Ela também afirma que a representatividade ainda é baixa, especialmente em cursos como engenharia elétrica.
“Iniciativas de apoio, como programas de mentoria e bolsas de estudo voltadas para mulheres, estão crescendo em várias instituições. Muitas organizações também implementaram políticas de igualdade de gênero, buscando garantir a paridade nas contratações e promoções. É fundamental que as iniciativas em prol da equidade sejam persistentes e eficazes para garantir que as mulheres possam contribuir cada vez mais para o avanço científico”, aponta a professora Fabíola.
O Projeto Saphira, que trabalha com meninas do ensino fundamental, incentiva o aprendizado de engenharia de forma lúdica e prática, utilizando materiais não convencionais para tornar o aprendizado mais acessível e divertido.
“Muitas delas não são incentivadas a entrar no mundo das exatas. É dito que não há um posto para elas, porque normalmente não são as mulheres que constroem ou montam algo. Isso é visto como parte do mundo masculino. Por isso surgiu a ideia de fazer experimentos práticos e levar as meninas a ter a oportunidade de colocar a mão na massa e ver como é a engenharia de fábrica”, afirma Kaillani.
Para a estudante de Engenharia Civil, Kaillani Anchieta, que participa do Saphira, o projeto também funcionou como uma rede de apoio dentro da universidade entre as próprias alunas.
*Estagiária sob supervisão de Lívia Ferreira
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no X
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube
Adicionar aos favoritos o Link permanente.