O Novo Ritmo do Futuro requer mais Planejamento e Proatividade

Todo mundo sabe que prever o futuro sempre foi difícil, pois muitas vezes ele é desconhecido e causa muita ansiedade. Na humanidade sempre foi assim e sempre será, e não adianta mudar isso.
Porém, o futuro está ficando cada vez mais imprevisível e chegando cada vez mais rápido, e muitas vezes até não se concretiza.
Quando digo que ele não se concretiza, é porque muitas vezes não chegamos a elaborar um planejamento estratégico para implementar uma nova ideia e, de repente, nos surpreendemos com uma nova tendência de mercado.
A inovação sempre trouxe desenvolvimento para o mundo. Ai de nós se não fossem os inventores que perdiam noites de sono, adormeciam nas oficinas e sacrificavam sua vida pessoal em busca de um sonho, ou até imagens que surgiam como um relâmpago no céu de uma noite escura.
A frase de Peter Drucker, “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”, nunca foi tão presente no mundo de hoje. Um mundo em que não podemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam de uma hora para outra; é preciso ir à luta e perseguir o futuro.
Hoje em dia, “perseguir” o futuro não é fácil, pois ele muda com muita frequência. Basta checar o intervalo entre as grandes invenções do mundo. Antes, as grandes invenções tinham um intervalo muito grande entre elas. Hoje, diariamente surgem novidades que fazem com que o que foi inventado há um mês pareça obsoleto.
Essa tendência não vai mudar: o futuro vai chegar cada vez mais rápido e, às vezes, aquilo que visualizamos e para o qual nos preparamos nem chega a se concretizar. Vamos entrar na era do futuro que nunca chega.
Para enfrentar essa nova tendência, temos que adotar novos comportamentos, como ser proativo e não esperar que as oportunidades venham até nós. Outra boa estratégia é se antecipar aos problemas que podem aparecer pelo caminho e abandonar a implantação do projeto caso perceba logo que a solução encontrada não é a melhor maneira de resolver um problema.
Por fim, é preciso ter um planejamento e determinação com ações bem definidas, metas claras e precisas para ajudá-lo a chegar aonde você quer, lembrando que você terá que ser cada vez mais flexível em seus planos e ajustá-los cada vez mais rápido se quiser acompanhar o novo ritmo do futuro. O “futuro não é mais como era antigamente”, como canta Renato Russo, ele acontece e, se não estivermos ligados nas oportunidades, teremos que esperar por um futuro que nunca chega!
Vamos refletir e sucesso!

PEDRO PAULO MORALES
GRADUADO EM GESTÃO, ESPECIALISTA EM CONTROLADORIA

O post O Novo Ritmo do Futuro requer mais Planejamento e Proatividade apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.