Cidade mais quente do Brasil tem busca por sombra e calçadas vazias para evitar calor escaldante; FOTOS


Quaraí, município do RS com 23 mil habitantes, vem registrando as mais altas marcas do país em fevereiro. Recorde de 43,8ºC pode ser superado esta semana. Termômetro de rua marca 48ºC graus em Quaraí, em 10 de fevereiro
Reprodução/RBS TV
🌡️ Por volta de 10h desta segunda-feira (10), o termômetro de rua registrava 45ºC em Quaraí, município na Fronteira Oeste do RS. Cerca de 3h depois, o mesmo equipamento indicava 48ºC.
As calçadas das principais ruas do centro da cidade mais quente do Brasil estão vazias. Moradores que precisaram sair de casa buscam uma sombra, projetada por árvores ou pela fachada de estabelecimentos comerciais.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Como à tarde o calor se intensifica, o trabalho pesado é priorizado pela manhã, como explica o pedreiro Robson Severo:
“A gente aproveita a parte da manhã, porque de tarde não tem como, né, só debaixo d’água. Senão, o corpo não aguenta”.
Morador busca sombra durante dia de calor escaldante em Quaraí
Reprodução/RBS TV
O ar condicionado virou estratégia dos lojistas para atrair clientes: “Na rua tá muito quente, o pessoal aproveita para entrar nas lojas, para ficar no ar gelado. O pessoal aproveita para gastar mais um pouco”, brinca a vendedora Jéssica Paiva.
A empreendedora Janete Alegre também falou à reportagem da RBS TV o que tem feito para enfrentar as altas temperaturas dos últimos dias:
“Muita água, muita sombra, muita água fresca, porque não tem como fugir disso, né. É muito calor, é cruel, mas a gente tem que fazer as coisas”, diz.
Na última terça-feira (4), Quaraí registrou 43,8ºC. De acordo com a Climatempo Meteorologia, é a maior temperatura registrada no RS desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado. O recorde pode ser superado nos próximos dias.
Ruas de Quaraí estão vazias devido ao forte calor na cidade
Reprodução/RBS TV
Onda de calor permanece
Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
O pico do fenômeno deve ocorrer nos próximos dias. Segundo a Climatempo, a onda de calor seguirá influenciando na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado, pelo menos, até a quarta-feira (12). Meteorologistas ainda alertam para temporais isolados.
Onda de calor segue no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira
Previsão do tempo
A Climatempo publicou um alerta vermelho, de perigo alto que segue até a próxima quarta-feira, com temperaturas 5ºC acima da média, para todo o RS e áreas de Santa Catarina e Paraná. Segundo o órgão, há riscos para a saúde por conta do calorão. Confira como serão os próximos dias:
Na segunda-feira (10), o sol deve aparecer entre nuvens durante o dia em quase todo o estado, com poucas possibilidades de chuva.
Na terça (11), ainda com sensação de calor intenso, a Climatempo aponta o retorno das instabilidades sobre o sul e leste do RS. Pancadas de chuva deverão ficar entre a região da campanha e o extremo sul, com possibilidade de eventuais temporais localizados, seguidos por fortes ventos, raios e granizo.
Já na quarta (12), o dia deve ser marcado por chuva na metade sul do RS, com previsão de alguns temporais. Em áreas do centro-norte do estado, as pancadas de chuva acontecem principalmente a partir da tarde e podem vir acompanhadas por trovoadas.
Onda de calor no Sul do Brasil
Climatempo
Cuidados com a saúde
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.
O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).
Atenção aos sintomas
Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.
Como aliviar o calor
Aumentar o consumo de água durante todo o dia.
Usar roupas leves e de cores claras.
Ficar na sombra sempre que puder.
Evitar esforço entre 10h e 16h.
Tomar banhos frios para refrescar o corpo.
Usar protetor solar e acessórios de proteção.
Quaraí, município de 20 mil habitantes da Fronteira do RS
Reprodução/RBS TV
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.