Fortalezenses celebram nova Ponte dos Ingleses, mas reclamam de insegurança no Poço da Draga

O vento e a maresia são convites para visita ao reinaugurado cartão postal de Fortaleza, a Ponte dos Ingleses, no Poço da Draga. Entretanto, moradores e comerciantes da Capital relatam que, apesar do espaço recém-revitalizado, a sensação de insegurança no local e arredores continua. Os relatos destacam a falta de policiamento militar e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). Ouvidos pela reportagem, os jovens Ricarthe Marques e Felipe Johnson afirmam que presenciaram policiamento apenas em um curto período em que estiveram no local.
“Até vimos equipes da Guarda Municipal, mas, na composição de três agentes, apenas um estava efetivamente armado. Já por parte da Polícia Militar, não vi nenhuma viatura por aqui. Depois que nós chegamos e vimos a nova ponte, até comentamos que Fortaleza está ficando muito bonita, mas falta segurança pública”. Durante a ida em duas tardes consecutivas da reportagem ao local, o diagnóstico foi de presença de agentes da GMF na entrada da ponte e dentro do equipamento. Já equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) não foram encontradas.
A fortalezense Lilia Ramos, que visitava a ponte pela primeira vez após sua reinauguração, também questionou a segurança do equipamento em comparação a outras áreas da orla de Fortaleza. “Acredito que em geral a ponte nova vai trazer benefícios não só para os visitantes, mas para os comerciantes também. O espaço está legal, mas a insegurança continua. Vejo em outros trechos da Beira Mar muitos agentes de segurança a pé, em bikes e veículos, mas essa região tem uma carência muito grande de policiamento. Acredito que uma solução para essa questão seria a presença de um policiamento fixo”.

Comerciantes
driblam insegurança
A reportagem também ouviu comerciantes do entorno. Em suas falas, eles celebram a reinauguração do cartão postal, porém salientam, além da insegurança, que muitas vezes fazem o papel de proteção dos visitantes. Uma comerciante de bebidas que preferiu não se identificar apontou que o local já tinha sido esquecido, inclusive pelo abandono das obras estaduais do, até então, Aquário de Fortaleza.
“Minha opinião é que trouxe uma nova perspectiva para cá. Era um local até então esquecido, inclusive conhecido como ‘elefante branco’ que é o Aquário de Fortaleza. Entretanto, olhando para a segurança, a polícia infelizmente não nos protege aqui. Há um ‘apavoro’ por parte da polícia. Ainda somos nós que damos sensação de proteção aos visitantes. Não tem razão para a gente deixar alguém mexer com alguém, mas não há policiamento efetivo”.
Outro comerciante de bebidas, que também preferiu ficar no anonimato, conversou sobre a insegurança na área. “Eu vejo que é preciso uma iniciativa maior pelos policiais e agentes da guarda para fortalecer a segurança deste local. Aqui é uma região que também tem visitantes, e a insegurança afeta não só o local, mas também o nosso trabalho”.

Nova ponte,
novos visitantes
A Ponte dos Ingleses voltou a funcionar no último domingo (25), mais de seis anos após seu fechamento para reformas, que passaram por interrupções ao longo do período. O investimento total na revitalização da ponte foi de R$8 milhões. A construção da área contempla novas instalações elétricas, reconstrução dos quatro quiosques do espaço, o pavilhão central, a torre de observação, o tablado do pôr do sol e mais áreas de acessibilidade.
Denize Nass, turista de Santa Catarina, que está pela primeira vez em Fortaleza, visitou o lugar revitalizado e apontou pontos positivos. “Quanto à ponte, foi uma surpresa, não sabíamos que enquanto estávamos aqui iria acontecer essa inauguração, e foi muito positivo encontrar esse lugar com um amplo espaço para observar o pôr-do-sol e o mar da Cidade”.
Raimunda Nonata, fortalezense que conhecia a ponte ainda no formato antigo, saiu de Fortaleza e voltou para a Capital, também destacou suas impressões sobre a ponte. “Achei muito legal chegar aqui e encontrar essa ponte novas. Eu já conhecia e gostava do local antigamente, agora estou achando mais bonito ainda”. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) informou em nota à reportagem que realiza monitoramento e patrulhamento no Poço da Draga.
“O patrulhamento no Poço da Draga, na Praia de Iracema, em Fortaleza, é efetuado por meio de viaturas do Policiamento Ostensivo Geral (POG), da Força Tática (FT), motopatrulhamento e ciclopatrulhamento do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM), diariamente. O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) também dispõe de equipes em viaturas, motopatrulhamento e ciclopatrulhamento no local. A área conta ainda com o reforço do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (COPAC), que atuam em horários e locais estratégicos”. A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) foi questionada sobre as ações da GMF no local, mas não se manifestou até o fechamento deste conteúdo.

Por Hyago Felix, estagiário sob edição de editores

O post Fortalezenses celebram nova Ponte dos Ingleses, mas reclamam de insegurança no Poço da Draga apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.