O novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos, que chega nesta sexta-feira (7), pousará em Fortaleza. Depois, os passageiros serão levados em avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até Belo Horizonte.
A medida anunciada pelo Governo Federal, após discussões em um grupo de trabalho com os americanos, tem objetivo de reduzir o tempo de viagem e uso de algemas. Ela ocorre após divergências com os Estados Unidos, por causa de relatos de maus-tratos no voo anterior, com brasileiros descendo algemados da aeronave.
Além disso, o Brasil destinará um diplomata para acompanhar o embarque dos brasileiros na cidade americana de Alexandria, no Estado da Louisiana. O governo também afirma que o voo será acompanhado em “tempo real” por brasileiros e americanos.
Brasil e Estados Unidos montaram um grupo de trabalho para discutir as condições do transporte de brasileiros deportados por entrarem ilegalmente em território americano. Participaram do lado brasileiro, representantes do Itamaraty, do Ministério da Justiça e da Polícia Federal. Pelo lado norte-americano, representantes da Embaixada em Brasília e do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas.
“Por determinação do Senhor Presidente da República, o embarque dos brasileiros em Alexandria, no estado norte-americano da Luisiana, será acompanhado, na madrugada da sexta-feira, por diplomata do Consulado-Geral em Houston”, informa em nota o governo brasileiro. “Após breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza, onde chegará na tarde da sexta-feira. Em caráter excepcional, a FAB disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte.” O governo afirma que disponibilizará “esquema de recepção e apoio” em Fortaleza.
O post Novo voo de deportados dos EUA pousará em Fortaleza; FAB levará a Belo Horizonte apareceu primeiro em O Estado CE.