Investimento será de cerca de R$ 30 milhões. Obras e melhorias realizadas em 2024 proporcionaram movimentação recorde no complexo portuário de Vitória
Foto: governo do espírito santo/Google
A Vports, concessionária responsável pelo complexo portuário de Vitória, Capuaba e Barra do Riacho, vai investir nos próximos meses cerca de R$ 30 milhões nas obras de dragagem nos portos de Vitória e Barra do Riacho, localizado em Aracruz.
As obras terão início no mês de março em Barra do Riacho e, em abril, no Porto de Vitória.
Serão retirados aproximadamente 600 mil metros cúbicos de sedimentos nos dois portos. O calado em Barra do Riacho passará de 8,6m para 11m e de Vitória manterá os mesmos 12,5m.
“Será a primeira campanha de dragagem realizada em Barra do Riacho, garantindo os requisitos de qualidade do porto. Já em Vitória, a dragagem vai possibilitar que o porto trabalhe sem qualquer tipo de restrição operacional”, destaca o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
O investimento faz parte do plano estratégico da concessionária para aprimorar e modernizar a infraestrutura dos portos sob sua gestão, promovendo maior segurança e eficiência em suas operações.
Barra do Riacho
A dragagem é um passo importante para atrair investidores parceiros na exploração da área. “Hoje, os dois berços da Vports na região são destinados à movimentação de granel líquido.
Acreditamos em Barra do Riacho como um grande polo de desenvolvimento do estado e estamos trabalhando para desenvolver uma área de 522 mil m², onde podem ser instalados novos empreendimentos.
Operação da dragagem
O trabalho será coordenado pela equipe da Vports, em parceria com empresas especializadas em gestão ambiental e gestão operacional de dragagem.
O material retirado será destinado a um polígono de descarte oceânico licenciado. Durante as obras, previstas para durar cerca de 60 dias, os portos continuarão funcionando e as intervenções serão previamente comunicadas e planejadas junto à comunidade portuária.
Investimentos da concessão
O complexo portuário de Vitória movimentou 8,4 milhões de toneladas em 2024, registrando um crescimento de 15% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional foi de 2%.
Desde que assumiu a concessão, em setembro de 2022, a Vports e empresas parceiras investiram um montante de R$ 580 milhões em melhorias de infraestrutura no Porto de Vitória.
“Tivemos um crescimento expressivo que é resultado da nossa capacidade de estabelecer parcerias para aumentar a competitividade do porto e de reagir às demandas de mercado, a partir de um modelo de gestão ágil e flexível. Ao longo destes dois anos, fechamos 11 novos contratos, contra a média anterior de um contrato a cada quatro anos. Viabilizamos soluções personalizadas, como o break bulk para o setor do café, e atraímos investimentos relevantes que contribuíram para o ganho de eficiência e produtividade em nossas operações”, afirma o diretor-presidente da Vports, Gustavo Serrão.
Modernização da infraestrutura
A entrega de todos os compromissos da concessão é um dos fundamentos desse crescimento. Entre eles, as obras de revitalização e modernização do complexo portuário de Vitória e Vila Velha, com destaque para a revitalização do ramal ferroviário dentro do porto.
“Mesmo com o desafio adicional de operar mantendo qualidade e produtividade durante a realização das obras, concluímos os nossos compromissos, conquistamos recordes nas movimentações e construímos capacidade para crescimento no futuro.
Os investimentos realizados vão permitir que, até 2029, o porto aumente as movimentações em 80%”, completa Serrão.
Além do ramal ferroviário dentro do porto, também foram reformados os armazéns do centro de Vitória, recuperados silos horizontais, ampliando a capacidade de armazenamento, e realizadas melhorias nos berços, sistemas de segurança e de operações.
Incremento nas movimentações
Os exemplos de incremento são muitos: a movimentação de contêineres teve um aumento de 30% (TEUS), tendo passado pelo porto 228 mil contêineres em 2024.
Há registros expressivos também quando se avalia os produtos que passaram pelo complexo portuário.
O café teve um crescimento de 63% em relação a 2023, recorde conquistado após mais de 20 anos.
O incremento na movimentação de carga gerais foi de 54% em relação ao ano anterior.
O granito em bloco cresceu 90% em relação a 2023 e 187% em relação a 2022. Já os carros cresceram 109% em relação a 2023.
“Estamos dobrando a nossa capacidade estática, hoje temos uma das menores filas de navios do Brasil, com 1,4 dia, e estamos prontos para crescer com disponibilidade de berço e áreas”, conclui Serrão.
Recuperação de patrimônio histórico
A Vports foi protagonista na retomada do crescimento das operações do Cais de Vitória, com incremento de 88% nas movimentações em relação a 2023.
Outro destaque foi um novo contrato firmado em setembro do ano passado que permitiu que o Cais Comercial fosse mais uma alternativa para atendimento ao segmento off-shore no estado.
Também foram reformados os armazéns do porto, recuperando o patrimônio histórico e valorizando a relação porto cidade.
Os armazéns serão ocupados com museu, unidade de ensino, centro de convivência, restaurante e outros espaços destinados à integração com a comunidade.
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