O presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, anunciou que o momento para ajustar a política monetária chegou. Em discurso no simpósio anual do Fed de Kansas City, realizado em Jackson Hole, o presidente da instituição afirmou que o banco central começará a reduzir a taxa de juros, dependendo dos dados econômicos futuros.
“A direção está clara (…) e o momento e o ritmo dos cortes de juros dependerão dos dados recebidos, das perspectivas em evolução e do balanço de riscos”, declarou Powell, reforçando a necessidade de monitorar o cenário econômico para determinar os próximos passos.
De acordo com Fábio Murad, sócio da Ipê Avaliações, os possíveis efeitos econômicos das declarações são variados.
“Por um lado, a sinalização de uma possível redução nas taxas de juros pode estimular investimentos e consumo, impulsionando potencialmente o crescimento econômico. Por outro lado, Powell enfatizou a necessidade de equilibrar os riscos de reduzir a política restritiva muito cedo ou tardiamente. Isso sugere que o Fed continuará cauteloso em sua abordagem, buscando evitar tanto um ressurgimento da inflação quanto uma desaceleração econômica excessiva”, avaliou.
Impacto no mercado de trabalho e inflação
Powell também comentou sobre o enfraquecimento recente no mercado de trabalho, destacando que o Fed não intensificará essa tendência. Segundo ele, é improvável que o mercado de trabalho se torne uma fonte de pressões inflacionárias no curto prazo.
Durante o discurso, Powell revisitou os fatores que levaram à alta inflação recente, como o aumento na demanda por bens, tensões nas cadeias de suprimentos e os altos preços das commodities. Contudo, ele apontou que a inflação tem recuado, e o Fed está focado em manter a estabilidade dos preços enquanto preserva um mercado de trabalho forte.
Na visão do economista da Rio Bravo, José Alfaix, apesar das preocupações com o mercado de trabalho, os dados seguem controlados. “Powell conseguiu demonstrar que o desemprego é preocupação no balanço de riscos do Fed, mas uma preocupação controlada e acompanhada com diligência. O tom foi extremamente preciso para que o mercado enxergasse um pouso suave no horizonte, acima de um forçado”, disse ele.
Avanços na estabilidade de preços
Powell destacou que a inflação já mostrou um declínio significativo, atribuindo o sucesso ao comprometimento do banco central em restaurar a estabilidade de preços. Ele também destacou que, durante o ciclo de elevações de juros, o Fed evitou uma forte desaceleração econômica, em parte graças à confiança nas políticas do banco central.
“O Fomc não hesitou em cumprir nossas responsabilidades e nossas ações demonstraram com força nosso compromisso em restaurar a estabilidade de preços”, concluiu Powell, enfatizando a responsabilidade do banco central em equilibrar a política monetária para alcançar suas metas de inflação e emprego.
*Com informações da agência de notícias CMA.
O post O momento de cortar juros chegou, diz Powell apareceu primeiro em Monitor do Mercado.