Incentivados por algum tipo de apoio à impunidade, bandidos, assaltantes, batedores de carteiras, ladrões, criminosos, enfim, chamados por razões que não entendo, de “suspeitos”, tomam conta das cidades. Das pequenas às grandes, dos bairros miseráveis às classes abastadas, não há mais limites para a violência institucionalizada. Tomo por base a informação que nos chegam de Sobral, há bem pouco, um lugar onde a gente até podia por uma cadeira na calçada e jogar conversa fora, discutindo um pouco a vida alheia, até a hora da novela das oito. A desgraça vem, acompanhada das drogas, do comércio agressivo das drogas e da conquista dos seus pontos de venda, muitas vezes tomados à bala ou em grandes arrastões das gangues e facções. O comentário geral é que, na grande parte dos fatos criminosos, a autoridade sabe dos personagens, suas lideranças e áreas de atuação. Ao mesmo tempo, não tem como desbaratar quadrilhas enormes, hora protegidas pelo anonimato, hora agindo sob o manto do medo e do bico calado. O assunto é pontual porque ninguém esperava o atrevimento dos bandidos, instalados no município de Sobral, com base na sede. Enquanto um funcionário dos Correios entregava correspondência que levava num furgão caracterizado da Empresa, dois bandidos furtaram o carro e pegaram uma rodovia estadual a caminho do litoral Oeste. Desesperado o funcionário denunciou a uma viatura que passava no bairro e os bandidos foram localizados. Um foi preso, outro fugiu. Isso prova , no mínimo, o desrespeito à autoridade e à impunidade qualificada. Alguém vai pagar pela soltura do preso e esconder o fugitivo…
Cafezinho subiu no telhado. Foi-se o tempo do cafezinho de R$5 reais na padaria ou mercearia da esquina. O pó, de café, já passou dos 40% de aumento. No interior, citei aqui, já há procura de manjerioba, uma plantinha cuja semente substitui a “rubiácea” na mesa do pobre.
Saia justa
A ex-prefeita Rozário Ximenes deixou o cargo em Canindé atirando para todos os lados, incluindo contra o Ministério Público e a Polícia Federal.
Privilegiados no Supremo
As acusações afastaram dois prefeitos, prisão de dois eleitos e processos que chegam ao STF, em Brasília, pelo foro de alguns envolvidos.
Turismo e economia
Dep. Sérgio Aguiar no primeiro discurso do ano, fala de turismo sustentável no Combuco e Parque do Cocó e destaca o Ceará produzindo a própria energia.
Sobral de demissões
Educadores concursados para dirigir escolas em Sobral estão sendo demitidos dos cargos para os quais treinaram e nos seus lugares, nomeados leigos.
Eu vi
Na campanha de Sobral, a cidade ficou em pânico com a violência de facções e bandidos que agrediam e atiravam rojões em manifestantes. Tá piorando.
De Aracoiaba pro mundo
O ex-Prefeito de Aracoiaba, Thiago Campelo, é o novo Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Ceará. A pedido de Zezinho Albuquerque,
Benjamin Netanyahu ouviu de Trump
- Vamos acabar com essa coisa de faixa da Gaza e montar lá um grande conglomerado pra rico passar férias. Se não foi assim, foi muito parecido.
O post Terra sem lei apareceu primeiro em O Estado CE.