O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, suspendeu na noite dessa segunda-feira (3) as tarifas sobre o Canadá após acordo de última hora com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, para garantir a segurança da fronteira entre os dois países. Na mesma linha da negociação que suspendeu as mesmas tarifas sobre o México, Trudeau concordou em enviar “10 mil funcionários da linha de frente” à fronteira para “parar o fluxo de fentanil” em troca da suspensão das tarifas de 25%, que seriam impostas a partir desta terça-feira (4).
Nas redes sociais, o primeiro-ministro canadense disse que teve uma boa conversa com Trump e que o Canadá implementará um plano de US$ 1,3 bilhão para proteger as fronteiras. “O Canadá vai assumir compromissos para nomear um Czar do Fentanil, listaremos cartéis como terroristas, garantiremos fiscalização 24 horas por dia, 7 dias por semana na fronteira, lançaremos uma Força de Ataque Conjunta Canadá-EUA para combater o crime organizado, o fentanil e a lavagem de dinheiro”, escreveu.
O acordo evita uma guerra comercial, mas também deixa incertezas sobre o futuro das relações comerciais entre os dois países, que possuem cadeias de suprimentos fortemente interligadas após décadas de livre comércio. Ontem, mais cedo, os EUA também decidiram suspender por um mês as tarifas de 25% sobre o México após negociação com a presidente Claudia Sheinbaum garantir a mobilização de 10 mil militares para a fronteira norte do país.
Também nas redes sociais, a presidente mexicana disse que os EUA se comprometeram a “evitar o tráfico de armas de alto poder para o México. Nossas equipes começarão a trabalhar hoje mesmo em duas frentes: segurança e comércio”.
No sábado (1º), Trump havia anunciado tarifas de 25% sobre todas as exportações do México e Canadá, acusando os dois países de permitirem o fluxo de migrantes irregulares e drogas para o território americano. No domingo (2), Trump indicou que a União Europeia (UE), composta por 27 nações, seria a próxima na linha de fogo, mas não disse quando.
Os EUA são o principal destino das exportações mexicanas, que têm se beneficiado do tratado de livre comércio da América do Norte. O peso mexicano teve forte alta após o anúncio de Claudia Sheinbaum. O dólar virou para queda no início da tarde no Brasil.
Em publicação na rede social dele, a Truth Social, Trump confirmou a suspensão das tarifas e afirmou que os soldados mexicanos serão especificamente designados para interromper o fluxo de fentanil e migrantes ilegais para os EUA. “Acabei de falar com a presidente Claudia Sheinbaum do México. Foi uma conversa muito amigável”, disse o presidente.
Segundo ele, durante o período de suspensão das tarifas, serão realizadas negociações com o país vizinho, lideradas pelo secretário de Estado Marco Rubio, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e o secretário de Comércio, Howard Lutnick. “Estou ansioso para participar dessas negociações com a presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um ‘acordo’ entre nossos dois países”, publicou Trump.
O post Trump suspende tarifas sobre Canadá e México após acordo para reforçar fronteiras apareceu primeiro em O Estado CE.