Empreendedores de diversos segmentos se preparam para uma das festas mais populares do país: O Carnaval. De norte a sul do Brasil, a festa do Rei Momo leva multidões às ruas para, no mínimo, quatro dias de folia. Se para uns o feriado representa diversão, para outros é uma oportunidade de incrementar o orçamento ou impulsionar a renda do pequeno ou grande negócio. Por isso, muitos desses estabelecimentos estão animados com o Carnaval 2025, e acreditam que será uma oportunidade de aumentar o lucro. Prova disso é que uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel CE) revelou que 62% dos estabelecimentos de alimentação fora do lar esperam um crescimento no faturamento durante o Carnaval no estado. Desses, 53% projetam um aumento de até 20% nas receitas, trazendo esperança para um setor que tem enfrentado desafios significativos desde a pandemia.
A movimentação intensa em bares e restaurantes no período carnavalesco é vista como uma oportunidade para acelerar a recuperação econômica. Apesar da perspectiva positiva, de acordo com dados da Abrasel/CE, o setor ainda enfrenta dificuldades, principalmente em relação à inflação e ao endividamento. Segundo a pesquisa, 48% dos empreendimentos estão endividados, enquanto 28% não conseguiram aumentar os preços no último ano, absorvendo os altos custos sem repassar para o consumidor.
“Para o Carnaval, a expectativa é positiva, o que é essencial, já que a inflação continua sendo um obstáculo para diversos bares e restaurantes. A maioria dos estabelecimentos não conseguiu reajustar seus cardápios para compensar os custos elevados, e o endividamento segue significativo desde o período pós-pandemia”, destaca Taiene Righetto, presidente da Abrasel CE. A esperança é que o Carnaval mantenha o impulso econômico conquistado pelo setor em dezembro. Conforme os dados da pesquisa, 48% dos estabelecimentos registraram lucro no último mês de 2024 devido às festividades de fim de ano, um desempenho considerado positivo pelos empresários.
“Acreditamos que o bom resultado de dezembro e a projeção favorável para o Carnaval possam aliviar algumas das dificuldades relacionadas à inflação, ao endividamento e à dificuldade de reajuste de preços”, conclui Righetto. Com a perspectiva de alta demanda durante as festividades, o setor de bares e restaurantes no Ceará vislumbra uma oportunidade para consolidar sua recuperação, apesar dos desafios econômicos persistentes. Resta agora observar se a movimentação prevista se concretizará e se resultará em um alívio significativo para os estabelecimentos locais. Para Leandro Menezes, presidente da Abrasel na Bahia, a mudança no calendário pode ser vantajosa: “Há uma percepção de que o Carnaval marca o encerramento da temporada de verão. Por isso, os estabelecimentos que trabalham com turismo comemoram quando o Carnaval acontece mais tarde, pois isso prolonga o movimento do verão”, explica.
O post Carnaval anima setor de bares e restaurantes que projeta aumento de faturamento apareceu primeiro em O Estado CE.