Flávio Bolsonaro prevê retorno da direita ao governo em 2027 com Jair Bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou neste sábado (1º), durante entrevista à live da VEJA, que a direita estará de volta ao governo federal a partir de 2027, com a possível eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apesar de o ex-presidente estar inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Flávio demonstrou otimismo quanto à reversão do cenário jurídico.

“Se foi uma condenação política, em se mudando o contexto político no Brasil e fora do Brasil, o presidente Bolsonaro tem chances, sim, reais, de conseguir registrar sua candidatura em 2026”, declarou o senador.

Candidatura de Bolsonaro: o “plano A e B” da direita

Flávio Bolsonaro deixou claro que o ex-presidente continua sendo a principal aposta da direita para o próximo ciclo eleitoral.

“O plano A e B é Jair Bolsonaro. Não existe outro nome com o mesmo potencial de mobilização e apoio popular”, afirmou.

Mesmo com a inelegibilidade em vigor, o senador acredita que o contexto político pode mudar, permitindo que Bolsonaro concorra em 2026. O ex-presidente foi declarado inelegível em 2023, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante o processo eleitoral de 2022.

Expectativas para o Congresso em 2027

Além da expectativa de ver o pai de volta ao Palácio do Planalto, Flávio também aposta em uma configuração do Congresso Nacional mais favorável à direita.

“Vamos ter o presidente Bolsonaro eleito em 2026, com um Senado majoritariamente de direita e uma Câmara dos Deputados também dominada pela direita”, declarou o parlamentar.

Segundo Flávio, o objetivo do PL e dos partidos de oposição é ampliar as bancadas conservadoras para facilitar a aprovação de pautas que, segundo ele, foram “travadas” durante o atual governo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.