Cargos na Câmara geram disputas entre partidos

A verdade é que o PT só sabe gastar, enganar e mentir
Senador Rogério Marinho (PL-RN) sobre a explosão da dívida do País

C rises pontuais ainda geram desgastes na pavimentação da vitória de Hugo Motta (Rep-PB) como presidente da Câmara. Os partidos ainda pressionam por cargos melhores, sacam até a proporcionalidade da bancada no rateio, critério dispensado por Motta. Há tensão entre o União Brasil e o Progressistas, ambos de olho na 2ª Vice-Presidência, prometida ao PP. Além das posições na Mesa Diretora, as disputas pelos comandos das melhores comissões também estão pegando fogo.

Acerto feito
Na disputa entre PP e União Brasil, o pepistas já soltaram até o nome do próximo segundo-vice-presidente, o novato Lula da Fonte (PP-PE).

Mais votos
Há movimentos no União Brasil, com 59 deputados (o PP tem 50), para que a segunda vice-presidência vá para Elmar Nascimento (União-BA).

Trump, emendas e bala
No PL, com a vice-presidência garantida, a pressão é pelas comissões. O partido quer Relações Exteriores, Saúde e Segurança.

Faca no pescoço
O PSD, que deve crescer na reforma ministerial, vai aumentar o tamanho da faca no pescoço de Lula, vai levar a Comissão Mista de Orçamento.

Cia. Aérea Fazenda
Haddad já realizou sete viagens nos jatinhos do Grupo de Transporte Especial da FAB, 15% de todos os voos do GTE no ano, até agora.

Mês atípico
Margareth Menezes (Cultura) aproveitou janeiro: fez seis viagens nos jatinhos da FAB, assim como Sílvio Costa Filho (Portos e Aeroportos).

Tiro rápido
Das 44 autoridades capazes de requisitar os jatinhos da FAB, 13 aproveitaram o principal luxo da Esplanada em janeiro, mês de recessos.

Caçada e cassada
A deputada Carla Zambelli (PL-SP), assim como qualquer oposicionista, tem chances próximas a zero de reverter no TSE a decisão do Tribunal Regional Eleitoral paulista de cassar seu mandato. A caçada continua.

Cassação tripla
O mandato de Carla Zambelli (PL-SP) tem valor significativo em um certo tipo de “negociação” política: sua cassação reduz a bancada do PL em mais dois ou três deputados que foram puxados por sua grande votação.

RSVP
Hoje (31) tem rega-bofe na Residência Oficial do presidente da Câmara. De saída do posto, Arthur Lira (PP-AL) resolveu dar uma festa de despedida. O convite é claro: só parlamentar, nada de assessores. É uma casa de bom tamanho, mas lota já com uma centena de pessoas.

Soldado ferido
Lula fez afagos a Fernando Haddad (Fazenda), metralhado por Gilberto Kassab, dono do PSD, que o chamou de “fraco”. Tenta emplacar que a isenção do Imposto de Renda para R$5 mil está em ajustes finais.

Derrota de Lula
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), endossou crítica de Kassab a Lula, que afirmou que hoje o petista perderia as eleições, “E, em 2026, perde por uma margem maior ainda”, previu o prefeito.

Esconde-esconde
Rosângela Moro (União-SP) quer dar um jeito de acabar com a manobra do governo que esconde dados de Janja. Projeto da deputada obriga transparência nas informações de cônjuges da Presidência.

Timing alinhado
O Senado decidiu divulgar ontem (30) a aprovação (em novembro) de um projeto de lei “que cria o Dia da Nordestina e Dia do Nordestino”, que agora será analisado na Câmara dos Deputados.

História negativa
Segundo números do próprio Ministério do Trabalho, os 535 mil empregos a menos apenas em dezembro representa o pior resultado para o mês desde 2015, quando 596 mil empregos foram perdidos.

Pergunta no divã
Quem vai sentir mais na guerra tarifária Lula x Trump?

Francelino Pereira governava Minas Geraise, ao inaugurar energia no interior, convidou dois deputados da região, Israel Pinheiro Filho e Humberto Souto, que mais tarde virou ministro do TCU. Em Tocandira, Israel se empolgou, lembrando no discurso que era filho e neto de governadores e foi muito aplaudido. Ao chegar sua vez, Souto disse que não era filho nem neto de governadores, mas, “filho da região”, sentindo-se em casa “no meio desse povo sofrido”. Foi ainda mais aplaudido. Enciumado, Israel comentou com Francelino: “Ele é filho da p(*)!, né, governador?” O microfone estava ligado, Souto quase teve um enfarte e a multidão explodiu em gargalhadas.

O post Cargos na Câmara geram disputas entre partidos apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.