Uma vítima foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros na praça Orlando Silva, na Zona Norte de São Paulo, após a forte tempestade que atingiu a capital paulista na tarde desta sexta-feira (25). O local, que fica próximo ao shopping Center Norte, também foi palco de outro episódio causado pela chuva:a queda de um telhado.
A tempestade gerou diversos transtornos à população e motivou a emissão de um “alerta severo” pela Defesa Civil para várias regiões da cidade. O órgão destacou o risco de alagamentos e recomendou que os moradores busquem abrigos seguros e evitem sair de casa durante o período de chuvas intensas.
De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, a chuva começou por volta das 15h e se intensificou rapidamente, causando diferentes níveis de impacto nas regiões da cidade. A Zona Sul foi a única área que não registrou grandes danos até o momento.
O trânsito na cidade enfrentou problemas significativos, com lentidão em vias importantes, como a Marginal Tietê e a Avenida 23 de Maio. No transporte público, as chuvas também provocaram atrasos e interrupções.
Vídeos compartilhados nas redes sociaismostram a Estação Jardim São Paulo – Ayrton Senna, da Linha 1-Azul do Metrô,completamente alagada. As imagens mostram passageiros tentando se proteger em cima de canos para evitar serem arrastados pela enxurrada.
Em nota ao Portal iG, o Metrô informou que equipes de manutenção estão trabalhando para restabelecer o funcionamento na Linha 1-Azul e pediu desculpas pelos transtornos causados aos passageiros.
A Defesa Civil reforçou orientações para que, durante tempestades, a população evite locais abertos, proximidade de árvores e uso de aparelhos eletrônicos conectados à rede elétrica. Em situações de granizo, a recomendação é procurar abrigo seguro para prevenir acidentes.
Veja o vídeo: