A Justiça Eleitoral emitiu decisão nesta quinta-feira (22) determinando a retirada de uma peça de campanha de Evandro Leitão (PT) e Gabriella de Aguiar (PSD). O pedido foi feito pela campanha de Capitão Wagner (União Brasil). A disputa se dá no âmbito da corrida pela Prefeitura de Fortaleza.
A peça petista foi retirada do ar, confirmou O Estado. De acordo com o entendimento do juiz, “é vedado o emprego de meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais e passionais com o uso de ferramentas tecnológicas para adulterar ou fabricar imagens destinadas a difundir fato falso ou gravemente descontextualizado sobre candidatas, candidatos ou sobre o processo eleitoral”. A decisão é da 116ª Zona Eleitoral.
Com base no entendimento, o magistrado afirma que Evandro “fez inadequada trucagem com o objetivo de desvirtuar a realidade, com a utilização de efeitos ópticos para causar a impressão de que o candidato
Evandro Leitão seria o 1º colocado na pesquisa, o que possui potencial de indução do eleitor a
erro, ao que tal conduta se encontra revestida de ilegalidades”.
A arte em questão trazia Evandro Leitão projetado como em primeiro lugar, com base em uma das pesquisas eleitorais publicadas recentemente. “A arte mostra de forma distorcida, por meio de gráficos, a posição do candidato do PT, como se ele estivesse em primeiro lugar”, afirma a acusação. (Colaborou Caio Salgueiro)
O post Justiça atende Capitão e manda Evandro retirar post do Instagram apareceu primeiro em O Estado CE.