Área de vegetação queimada no Brasil cresce 79% em 2024

A área atingida por queimadas no Brasil chegou a cerca de 30,9 milhões de hectares em 2024, crescimento de 79% em relação ao ano anterior. Os dados são da plataforma Monitor do Fogo, do MapBiomas, rede colaborativa coordenada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, que monitora o uso da terra no país.

De acordo com o levantamento, divulgado nessa quarta-feira (22), a superfície de terra queimada em 2024 foi a maior registrada desde 2019, quando começa a série histórica do projeto. Da área total atingida, 73% foram de vegetação nativa.
Para o MapBiomas, os números refletem os efeitos de um longo período de seca no país no ano passado e a formação de um El Niño que durou de junho de 2023 a junho de 2024. O fenômeno meteorológico pode causar períodos de seca e calor acima da média no continente e aumenta as chances de eventos climáticos extremos.

O bioma mais afetado pelo fogo foi a Amazônia, o mais extenso do país. Foram queimados 17,9 milhões de hectares no ano passado, o que representa 58% da área total com incêndios no Brasil no período. As florestas foram o tipo de vegetação mais prejudicado pelas chamas, incluindo as florestas inundáveis.
O segundo lugar no ranking dos biomas mais queimados é ocupado pelo Cerrado, com 9,7 milhões de hectares atingidos. “Historicamente, o Cerrado evoluiu com queimadas naturais, geralmente provocadas por raios durante a época de chuvas. No entanto, o que temos observado é um aumento expressivo do fogo em períodos de seca, impulsionado principalmente por atividades humanas e intensificado pelas mudanças climáticas”, disse Vera Arruda, pesquisadora do Ipam que integra a equipe do MapBiomas Fogo, em comunicado.

A seca extrema no Pantanal em 2024 deixou a região vulnerável às chamas. O bioma foi o terceiro mais prejudicado, com 1,9 milhão de hectares consumidos pelo fogo durante o ano. A área queimada no Pantanal em 2024 é 64% maior do que a média dos últimos seis anos, mas ainda inferior à superfície atingida pelo fogo em 2020, ano de destruição recorde na região.

O post Área de vegetação queimada no Brasil cresce 79% em 2024 apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.