Concessionária põe ‘pedágio’ para chegar à Vila de Jeri e gera indignação. A comunidade da Vila de Jeri está indignada e se organizou para tentar barrar a cobrança para chegar e permanecer no local. A polêmica envolve a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara: a empresa vencedora do leilão, a Urbia, iria começar a cobrar R$ 50 a partir de 20 de dezembro; mas após protestos, o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) adiou para março esse início a fim de tentar uma solução. A questão não está na cobrança diária por acesso ao parque em si, mas ao “efeito colateral” que ela gera: para chegar à Vila de Jeri —que é um dos destinos mais badalados do Nordeste— só existe acesso terrestre por dentro do parque, o que ensejaria a cobrança de tod as as pessoas que quiserem ir a vila, exceto moradores e familiares. “O que eles estão fazendo, na verdade, é instituir um pedágio”, reclama a presidente do Conselho Comunitário de Jericoacoara, Lucimar Vasconcelos. Ela lembra que a Vila de Jeri, apesar de estar dentro do parque, não faz parte dele e tem gestão independente e municipalizada. O contrato do ICMBio com a concessionária prevê a gestão por 30 anos do parque, e o ingresso diário tem previsão de mais de dobrar de preço em cinco anos, passando a R$ 120 ao dia em 2029. A preocupação é que a cobrança de ingresso, além de “injusta”, irá desmotivar turistas e amigos de moradores que pensam passar longos períodos na vila, como os velejadores, que seriam obrigados a pagar por cada dia que permanecesse no local —mesmo sem ir ao parque. “É como você morar num prédio, e o síndico diz que o visitante tem de pagar para usar o elevador”, compara. Para refutar a ideia, cita como exemplo outros grandes parques que a concessionária tem, como o Ibirapuera e das Cataratas.”Nada contra a concessão do parque, mas essa é uma relação da empresa com o ICMBio, isso não pode repercutir na vila. Por exemplo: quem vai a Foz do Iguaçu (PR), paga apenas se quer visitar o Parque das Cataratas; não começou a pagar para chegar ou por ficar na cidade. Por que aqui será assim?” Lucimar Vasconcelos.
O homem é quente. Em Aurora, cidade conhecida por sua inteligência e por figurar com nomes de destaque como desembargadores, advogados e médicos renomados, um episódio inédito ocorreu na eleição deste janeiro na Câmara Municipal: houve um empate de 5×5. Um dos vereadores, o Brasa, que concorria no pleito, declarou: “Vou votar contra mim, pois sou homem de palavra, então voto no Osasco”. Com isso, Osasco foi eleito, e todos, surpresos, bateram palmas. No Ceará, ainda há espaço para a palavra e o compromisso.
Romeu de Granja toma posse
O Deputado Estadual Romeu Aldigueri, ex-prefeito de Granja, agora se prepara para administrar a Assembleia Legislativa do Ceará. Romeu é descrito por muitos como alguém com habilidade e experiência suficientes para conduzir um dos mais importantes poderes do estado.
Cid com o pé na estrada
O ex-governador do Ceará e atual senador da República, Cid Gomes, não tem parado de viajar pelo estado e promover reuniões em Fortaleza. Recentemente, foi fotografado ao lado de Luizianne Lins, com a Fortaleza Bela ao fundo, e a legenda: “discutindo cenários políticos”.
Profetas em destaque
Os profetas das chuvas estavam certos: o Ceará será molhado de ponta a ponta. O clima quente do sol exclusivo deu lugar à chuva que aliviou a temperatura no Cariri e em várias outras regiões do estado. O Rio Salgado, que nasce na Batateira, no Crato, já corre de ponta a ponta.
Que coisa triste
“Trump já têm influência no mundo todo da presença dele. Primeiros-ministros que estão caindo, Hamas fazendo acordo, o [Justin] Trudeau renunciou. No México, grandes apreensões foram feitas. Gostaria de apertar a mão dele, não daria pra conversar, mas, com toda certeza, se ele me convidou, ele tem a certeza que pode colaborar com a democracia do Brasil afastando inelegibilidades políticas, como essas duas minhas que eu tive”. Jair Bolsonaro fora posse impedido pela Justiça do Brasil.
O post Estão avisados: Jeri acabou apareceu primeiro em O Estado CE.