Retirada criminosa

A desastrosa e desumana decisão do presidente dos Estados Unidos, retirando aquela nação da Organização Mundial da Saúde pode ser considerada um crime contra milhões de pessoas. Embora venha sendo opinião generalizada em quase todo o mundo vale destacar a maneira como o presidente da OMS, Antonio Gutiérrez, pego de surpresa pelo decreto de Trump, em vez de lançar contra ele reações de revolta e de indignação, prefere, na sensatez de responsável por vidas humanas aguardar que os norte-americanos reconsiderem essa medida. A própria imprensa daquele país afirma em relação ao episódio desumano de Trump que o povo em sua maioria discorda de atitudes dessa natureza. Não se pode deixar de reconhecer os benefícios do passado com os americanos sendo o maior contribuinte para aquela instituição distribuidora de saúde e salvadora de milhões de vidas, ninguém tem o direito de deixar de reconhecer. Afinal, são eles os donos da riqueza mundial. O que Gutiérrez faz questão de destacar é que, com os recursos dos EUA e de outros que também colaboram para o trabalho desenvolvido para socorrer Nações e povos desassistidos, a OMS constroi hospitais e promove campanhas em todo o mundo países pobres e ricos para livrá-los de letais pandemias. Tem mais, justamente no momento em que a OMS mais carece de recursos para prevenir a humanidade de males epidêmicos e endêmicos, Trump anuncia a retirada do seu país de um programa que deixará na orfandade econômica, seres humanos cujos governantes não dispõem de recursos suficientes para dar aos seus filhos o direito à vida.

Wagner, o apressado. Estamos a quase dois anos do pleito presidencial de 2026, mas, o Capitão Wagner, deixa o cargo de Secretário de Finanças de Pacajus para cuidar da candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado ao Planalto. Pouco justificável para os eleitores que sufragaram o seu nome para representá-los na Câmara dos Deputados pelo Ceará. Trata-se de algo inusitado que vem se repetindo no seu comportamento.

Explicando rachadinhas. O deputado Júlio Cesar foi às redes sociais ontem para informar que não fez nenhuma transação com recursos públicos para beneficiar agiotas com “rachadinhas”. É injustificável o silêncio do presidente da Casa do Povo, deputado Fernando Santana, que até o momento não fez nenhum pronunciamento permitindo que 46 deputados sejam suspeitos.

Bioma nordestino. Com relação à COP 30, que debaterá o clima do mundo em Belém-PA, o governador Elmano de Freitas mantém-se ativo mobilizando o Consórcio dos Governadores do Nordeste. Ele abordará no encontro internacional um tema pouco conhecido por outros países, tentando esclarecer o bioma da caatinga, sem dúvida o maior do Planeta, habitado por 32 milhões de brasileiros.
Revoltante. Aqui, não se trata de denegrir a ENEL sobre a qual recaem muitas queixas e denúncias. Entretanto, é tido como abusivo o caso do município de Baturité, que, com muito sacrifício conseguiu uma fábrica de calçados para 500 empregos. Mas a fábrica vem atrasando a sua inauguração porque a ENEL não liga a energia!

Um dos mais votados. De licença desde setembro, o deputado Júnior Mano (PSB) retorna apressado à Câmara dos Deputados para fugir das críticas que vinculam o seu nome a corrupção com emendas parlamentares em 51 municípios do estado. Ele nada comentou sobre investigações da Polícia Federal sobre o seu envolvimento em atos ilícitos durante as últimas eleições. Foi um dos federais mais votados.
Pressões sem justa causa. Professores e servidores da Educação em Fortaleza preparam protestos contra o titular da Secretaria da Educação por aumentos de salários e outros benefícios. Por enquanto não se fala em greve. Na verdade esse movimento não tem muita justificativa. Lideranças desse setor sabem que os professores da capital são dos mais bem pagos no país, podendo chegar a R$ 28 mil em fim de carreira.

O post Retirada criminosa apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.