Na segunda-feira (20), algumas capitais do Sudeste brasileiro registraram temperaturas extremas, com destaque para São Paulo, Vitória e Belo Horizonte, que superaram recordes de calor, segundo a Climatempo.
A cidade de São Paulo enfrentou a madrugada mais quente de 2025, com uma temperatura mínima de 22,7°C. Este foi o quarto dia consecutivo que o recorde foi superado, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Mirante de Santana, na zona norte da cidade.
As temperaturas mínimas anteriores foram de 21,7°C em 18 de janeiro e 22,3°C no dia 19. A média para o mês de janeiro é de 19,4°C.
Para esta terça-feira, a previsão é que São Paulo também registre a maior temperatura do ano até agora, com possibilidade de ultrapassar o recorde anterior de 33,3°C, registrado no dia 18 de janeiro.
Vitória, capital do Espírito Santo, vivenciou o dia mais quente do ano até agora, com uma temperatura máxima de 35,7°C, conforme o Inmet. O recorde anterior havia sido de 35,0°C, registrado no início do mês, no dia 2.
A onda de calor afetou todo o Espírito Santo, com céu claro e ventos quentes vindos do norte, que intensificaram o calor. Na cidade de Alegre, a temperatura alcançou impressionantes 38,6°C, colocando-a entre as 10 mais altas do país no dia.
Belo Horizonte também bateu dois recordes de calor na segunda-feira, 20 de janeiro, com a maior temperatura mínima e máxima de 2025 até o momento. A cidade alcançou uma máxima de 33,7°C, superando o recorde anterior de 33,4°C, registrado dois dias antes, em 18 de janeiro.
A temperatura mínima foi de 23,1°C, estabelecendo um novo recorde para o ano, pelo quarto dia consecutivo. As mínimas dos dias anteriores foram de 22,2°C (domingo), 21,8°C (sábado) e 21,2°C (sexta-feira, 17 de janeiro). O valor oficial da temperatura máxima será confirmado após uma nova avaliação do Inmet, prevista para ocorrer após às 21 horas.