O modelo USA

Donald Trump poderá até não ser o modelo desejado como cidadão ou como figura humana pelos seus inúmeros pecados. Como milionário pode se dar a esse luxo, mas já cometeu incontáveis irregularidades fiscais e é acusado de manobras ilícitas tendo inclusive de pagar US$300 mil de indenização a uma prostituta por determinação da Justiça. Pelo que foi e continua sendo, é alvo de processos que não lhe tiraram o direito de disputar a presidência, se eleger e tomar posse sem ameaças de golpismo dos derrotados. Com todas as garantias que a Justiça lhe concede, fez um discurso de mais de meia hora e não apresentou como se esperava um pronunciamento rico em novidades e surpresas. Fez sim uma repetição de tudo aquilo que havia antecipado à imprensa, incluindo o Golfo do México, o Canal do Panamá, Groenlândia e incorporação do Canadá, e, principalmente, um gigantesco e imediato processo de deportação de estrangeiros. No mais, externou acendrado espírito de patriotismo e de promessa de que aquele país recuperará a sua força de Nação líder do Planeta. Nada custaria ao nosso presidente e seus apoiadores mostrar exemplos de patriotismo desse nível, escoimado em temores de ações negativas de povos adversários, que tanto quanto a América querem sobreviver. Até porque somos todos Países como os Estados Unidos com desejos e propósito iguais faltando para alguns uma natureza rica para ser explorada com discurso de otimismo e confiança carregado de demagogia como o modelo USA que prega a ampliação do seu território tomando áreas de outros países, a expulsão de migrantes de qualquer naturalidade e a ambição econômica com novas taxas a título de defender e melhorar a vida do seu povo.

Já era tempo. Atendendo a incontáveis apelos de auxiliares e apoiadores, o presidente Lula terminou promovendo no dia de ontem uma das mais importantes reuniões ministeriais do seu governo com os chefes de todas as pastas. Pediu maior agilidade das obras e serviços interrompidos ou em andamento, proibiu contratações a ministro, melhora na comunicação do Governo que era deficiente e problemática. O governo do PT tem sido mais trágico do que venturoso, e assim continuará longe de ser afortunado.

Mais empresas e menos políticos. No mesmo diapasão segue a receita o governador do Ceará no diagnóstico para justificar a lentidão de dois anos. Como Lula, fez mudanças antecipando providências para dar musculatura ao corpo esquálido da nossa anêmica economia que apesar dos pesares, tem os seus milagres como a eficiente performance do setor empresarial do estado, que cresce bem, melhor até do que o do país. O que será? Uma questão de gestão ou política emperra o progresso?
Registo sem BO. Está vergonhoso o quadro político revelado pela última eleição. Das 184 prefeituras do estado, Cerca de 51 estão sobrevivendo na improbidade antes da posse dos novos gestores. No centro dos acontecimentos reina absoluto o deputado Junior Mano, o rei das emendas parlamentares, seguido por Bebeto seu lugar tenente, eleito prefeito de Chorozinho, mas foragido da justiça impedido de tomar posse. Ambos albergaram-se no PSB, partido alternativo para abrigar próceres fora da legenda petista. Entrou em uma das casas do governo sem apresentar Boletim de Ocorrência.
Fortaleza modelo. Em Fortaleza, o prefeito Evandro Leitão, para quem Lula diz ter “as portas abertas”, prepara relatório de problemas nas áreas de Saúde, educação, infraestrutura, e sociais, onde estão as maiores urgências a serem socorridas pela União. Segundo Evandro, a capital vive “crise sanitária grave”. Pra sorte de Evandro, Fortaleza foi à única capital no país a eleger um prefeito pelo PT, o que lhe confere atenção especial para figurar como modelo nacional.
Alerta na posse. Entre os muitos aspectos destacados no discurso de posse do presidente Donald Trump, um deles poderá preocupar fabricantes de veículos. Isso, diante da sua posição no sentido de trabalhar pela redução de carros elétricos, ao mesmo tempo em que pretende triplicar a extração e refino de Petróleo, barateando esse produto, os seus derivados, assim como os novos veículos. Uma reação e ameaça as montadoras asiáticas que estão tomando conta do mercado.
Dando exemplo. Visando ajudar na expansão da utilização da energia solar, o presidente da CEASA-CE, Tim Gomes vai implantar através da Seinfra usina para o fornecimento de energia para as CEASAS de Maracanaú, Tianguá e Barbalha. Essa medida poderá ser implantada em outros setores na capital e em todo o Estado.
Bom acordo. Excelente acordo foi fechado entre os prefeitos Evandro Leitão, de Fortaleza, e Roberto Pessoa, de Maracanaú, que beneficiará dezenas de estudantes destes municípios, que poderão estagiar nas unidades hospitalares bilaterais. Com essa medida, os jovens estudantes ganharão cedo prática nessa atividade.
Camilo em alta. Como era esperada, a reunião ministerial comandada pelo presidente Lula veio confirmar o que a imprensa já adiantará em relação à maior visibilidade para o ministro da Educação, Camilo Santana, ao implantar um projeto capaz de salvar a juventude dos problemas que prejudicam os seus estudos.

O post O modelo USA apareceu primeiro em O Estado CE.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.