A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) multou a Enel Ceará em R$ 28,5 milhões por causa das constantes falhas na prestação dos serviços em diversos municípios cearenses. De acordo com dados da Arce, de 2021 a 2023, o número de reclamações contabilizadas pela ouvidoria da aumentou 82,3%, passando de 1.415 registros para 2.580. Entre as principais reclamações estão o tempo longo de demora para a solução das interrupções de energia, assim como a demora nas religações nas unidades consumidoras. Diante disso, a Arce realizou uma fiscalização na Sede da Enel Distribuição Ceará, o que resultou na multa.
Segundo o coordenador de energia da Agência Reguladora, Cássio Tersandro, a Concessionária registrou um aumento contínuo nas interrupções atendidas após seis horas de duração. “Nos casos dos atendimentos para restabelecimento de energia, que ultrapassaram 24 horas, o percentual mais do que dobrou em 2023, subindo de 3,02% para 6,10%”, pontuou Tersandro.
Em resposta ao jornal O Estado, a Enel disse que os dados apresentados são referentes ao período de 2021 a 2023 e que o tempo de médio de atendimento já foi reduzido em cerca de 60% entre março e julho deste ano. Segundo o responsável da Alta Tensão da Enel, Francisco Queiroz, “a distribuidora reforça que esse avanço é reflexo de um robusto plano de investimentos feito pela empresa, o qual prevê que, até 2026, a Enel investirá R$ 4,8 bilhões e realizará a contratação de 1.800 novos profissionais. O plano tem como foco a melhoria da qualidade do fornecimento, a modernização do sistema elétrico e modernização das lojas de atendimento. Cabe também ressaltar que a empresa segue comprometida e está trabalhando para a melhoria crescente nos índices regulatórios e para estar mais próxima dos clientes”.
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