O Ministério Público de São Paulo (MPSP) afirmou nessa segunda-feira (12) ter derrubado, desde a sexta-feira (9), pelo menos 31 perfis nas redes sociais que estavam divulgando fotos das vítimas do acidente com o avião da Voepass, que deixou 62 mortos, em Vinhedo (SP). Em nota, o MP diz que o CyberGaeco, em parceria com o Cyber Lab do Ministério de Justiça, miram contas falsas que alegam levantar recursos em favor das famílias.
O MPSP informou ainda que se mobiliza para dar apoio psicológico, social e jurídico aos parentes das vítimas do desastre aéreo. A Promotoria de Justiça responsável tem dois canais diretos para contato dos familiares: e-mail ([email protected]) e WhatsApp (11 – 96591.1372.
Atendimento
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) notificou a Voepass e deu prazo de 48 horas para que a companhia aérea preste esclarecimentos sobre o atendimento às famílias das vítimas. A empresa deve detalhar a ajuda oferecida e os canais de atendimento disponíveis.
A iniciativa foi motivada por “relatos de insuficiência nos meios de comunicação oferecidos pela companhia”. A Voepass ainda precisa fornecer informações sobre o atendimento ao público em geral, os procedimentos de cancelamento e reembolso, além dos detalhes técnicos sobre as aeronaves.
A Senacon, que é ligada ao Ministério da Justiça, também pediu a ampliação da assistência às famílias e reforçou que pode tomar medidas adicionais, “caso as exigências não sejam cumpridas”. A resposta da empresa deve ser enviada por meio físico ou eletrônico em até 48 horas. A Secretaria “continuará acompanhando de perto o caso para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que os familiares das vítimas recebam o suporte necessário durante este momento difícil”, informou.
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